Eunice Santos é uma dona de casa de 62 anos. Ela gosta de bonecas, tem mais de 30 em casa. A paixão pelos brinquedos é tanta que ela não é de medir esforços para lavá-las. Aliás, ela adora. “Tem gente que joga boneca nova com preguiça de lavar. Aí joga e eu chego perto e levo”, disse a mulher.

Dona Eunice é uma das 13 milhões de pessoas que não sabem ler nem escrever no Brasil – mas que acabou de lançar um livro, o “Magic Words”. Ela ganhou um capítulo em uma obra literária riquíssima, recheada de boas histórias. Dona Eunice é uma das 30 pessoas analfabetas que, graças a uma novidade da HP – e que contou com um trabalho inteligente da AlmapBBDO – pôde ter sua história eternizada.

 

Tudo isso faz parte de uma estratégia de comunicação pensada para o lançamento da HP Ink Advantage Ultra 4729. A impressora atua junto a uma ferramenta baseada no Google Speech, o que faz com as histórias sejam impressas em pouco tempo.

Foi assim que nasceu o “Magic Words”, que possui 250 páginas de relatos emocionantes e belos, que vêm acompanhadas por fotos dos personagens e seus cenários e por um prefácio assinado pelo jornalista Gilberto Dimenstein.

Os personagens são dos lugares mais variados possíveis. São histórias que vêm do sertão e da cidade grande, como São Paulo. Mas também vem de lugares como uma ilha perdida no oceano Atlântico, bem próximo à Bahia.

“O Brasil tem mais de 13 milhões de analfabetos e a gente sabe que o vocabulário dessas pessoas é muito rico e nós fomos atrás dessas pessoas e já imprimimos na hora, logo depois que eles contaram”, conta Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO. “A ideia foi preservar uma cultura que se perderia, que não seria contada nem mesmo para a família deles”, completa.

Já Claudio Raupp, presidente da HP Brasil falou que o projeto traz um envolvimento emocional. “Nós buscamos uma conexão emocional, nós queremos mostrar que a tecnologia pode ajudar na vida das pessoas”, afirma.

Com apenas uma HP Ink Advantage Ultra e o kit de cartuchos de ultra rendimento que acompanha a impressora, foi possível imprimir 4.500 páginas, que foram encadernadas artesanalmente e tornadas livros. Foram produzidas edições para presentear os novos autores, bibliotecas e os centros culturais de suas cidades e de seus vilarejos.

O projeto também está contado no documentário “Magic Words”, dirigida por Leandro HBL, da Bando, que captou a emoção dos personagens-autores em seus contextos reais.