Pioneiro da internet brasileira, o UOL está completando 20 anos. O portal atrai sete em cada dez internautas do país que acessam seus conteúdos e serviços. São mais de 60 milhões de visitantes únicos por mês, como enfatiza o presidente da empresa, Ricardo Dutra, que ainda destaca os mil canais de jornalismo, informação e entretenimento. Os aplicativos gratuitos para devices mobile somam 10 milhões de downloads mensais. Veja os principais pontos da sua entrevista. 
Alê Oliveira

 
Inovação
Temos muitas frentes de trabalho inovadoras. Recentemente, por exemplo, nosso aplicativo Placar UOL para Apple Watch, foi listado pela Apple como destaque. Nossa área de conteúdo e editorial utiliza, cada vez mais, estruturas de informação similar ao UOL TAB (uol.com.br/tab), que foi uma ideia do UOL para oferecer conteúdo multidevice, com alto engajamento publicitário. Na parte de infraestrutura, temos muitos sistemas que são referência de disponibilidade e escala, como o de e-mail, por exemplo. Por mais que estejamos completando 20 anos, mudar e mudar sempre é o que faz o UOL crescer. 
 
Expertises
Como temos diversas áreas de negócios, o UOL é um grande produtor e distribuidor de conteúdo que é totalmente alinhado aos bons princípios do jornalismo, como independência, apartidarismo e pluralidade. Em tempos de redes sociais e mensagens instantâneas, marcas com credibilidade são muito acessadas para que se verifique a veracidade das informações. Além disso, temos bastante expertise em desenvolvimento de sistemas (produtos para web, como e-mail e bate-papo) e também gestão de infraestrutura de tecnologia da informação, pois nossos serviços são de alta disponibilidade. 
 
Protagonismo
Há alguns anos, para não falar décadas, temos a certeza de que a comunicação digital veio para ficar. Acompanhamos o que ocorre atualmente, mas temos sempre que o olhar para o futuro. Precisamos saber como o nosso conteúdo poderá ser distribuído, como será consumido etc. Além disso, também aproveitamos o crescimento do mercado digital para lançar serviços como o UOL HOST e o PagSeguro, que incentivam e ajudam a inclusão digital. 
 
Agências e anunciantes
Temos canal de contato com praticamente todas as medias e grandes agencias e, para realizarmos um trabalho consultivo, buscamos entender o briefing e os objetivos de comunicação. A partir de pesquisas de mercado, com uma área que conta com profissionais de planejamento, tecnologia, mídia e criação de conteúdo, oferecermos a melhor solução,  usando todos os nossos formatos e possibilidades. Atualmente, cobrimos 80% da internet brasileira, temos vários clusters de usuários para segmentação e, recentemente, alteramos os formatos de vídeo conforme sugestão de algumas agências e clientes. Só para dar a dimensão, temos inventário para oferecer publicidade em mais de 300 milhões de vídeos que são reproduzidos no UOL todos os meses. Para as agências e clientes menores, temos atendimento telefônico. Este número de anunciantes varia muito, mas, pelo fato de termos o UOL Cliques, que é focado no pequeno anunciante, posso dizer que temos milhares de anunciantes ativos todos os meses. 
 
Formatos
Disponibilizamos todos os formatos dentro do padrão do IAB (International Advertising Bureau), além dos exclusivos, projetos de branded content, plataforma de adserver e banners dinâmicos. Também temos duas networks próprias: uma de vídeos e uma outra de native ads. 
 
Display
Hoje a mídia display (banners) ainda é um produto importante, porém o nosso diferencial é poder oferecer uma solução completa envolvendo, mídia, conteúdo e tecnologia. Por exemplo, lançamos uma vídeo network capaz de entregar mais de 300 milhões de video views mensais. Além disso, temos uma unidade chamada Content LAB para oferecer soluções de branded content, que pode envolver a criação de matérias, vídeos, infográficos, eventos e ações com rede de influenciadores para distribuir esse conteúdo. Tem muita coisa nova em publicidade online no UOL, que atende desde branding, passando por engajamento, até o marketing de performance. 
 
Mídia programática 
Para nós, mídia programática é um ecossistema capaz de oferecer aos anunciantes uma gestão mais integrada da compra de mídia com uso de dados, de maneira a otimizar processos e gerar melhores resultados. Trabalhamos com mídia programática desde 2014 e nossa plataforma de publicidade está 100% preparada a atender qualquer demanda. Vários clientes já usam mídia programática para comprar mídia no UOL, inclusive, usando dados dos mais de 200 clusters de usuários que temos mapeados no UOL.
 
Diferenciais
Transparência. Ou seja, o anunciante sabe que sua marca estará veiculando em um ambiente de conteúdo de qualidade 100% brand safe; contexto – oferecemos a capacidade de entregar mídia cruzando perfil de audiência com o momento certo de consumo de conteúdo; e dados – o UOL tem a base mais rica do mercado, agrupando os hábitos de navegação nas nossas páginas com os dados de clientes dos nossos produtos, como e-mail, cursos e meio de pagamento, entre outros.
 
Concorrência
Nossos principais concorrentes são os produtores de conteúdo em meios digitais, mas, na prática, concorremos atualmente com qualquer plataforma de mídia digital.
 
Estrutura
Temos equipes de venda, pós-venda, tecnologia, mídia, pesquisa, projetos de conteúdo, BI e otimização. Atendemos o mercado de agência e anunciantes divididos por segmentos de mercado. Para as menores agências e clientes, temos opção de atendimento telefônico.
 
Posicionamento
Atualmente o UOL é muito mais que um site, é uma empresa de conteúdo, mas também tecnologia e serviços digitais. Continuamos tendo muito sucesso na nossa operação de conteúdo e editorial, inclusive atingimos nosso recorde histórico de audiência recentemente, mas também temos produtos e serviços para clientes finais (B2C) e empresas de todos os portes (PMEs e B2B), como o próprio UOL Cliques (publicidade), UOL HOST (plataforma hospedagem, loja virtual, cloud computing) e também a nossa plataforma de meios de pagamento PagSeguro, que atende tanto as transações no meio digital quanto no presencial. Independentemente dos serviços, nosso DNA é a credibilidade, a pluralidade e a independência, além de muito respeito ao consumidor.  A marca UOL é muito forte no mercado, isto ajuda a alavancar muitos negócios.
 
Volume
Alcançamos, mensalmente, cerca de 80% da audiência na internet brasileira, 15 bilhões de impressões em mídia display e 300 milhões de video views. 
 
Tecnologia
Acredito que o nosso diferencial é encontrar soluções adequadas para as diferentes demandas. Utilizamos software open source quando possível, mas também temos muitos serviços de empresas renomadas. Porém, o grande diferencial em termos de tecnologia é a nossa capacidade de ter alta disponibilidade para serviços de grandes volumes, como por exemplo, o  e-mail, o PagSeguro e até mesmo nosso site. Nossa home page tem recebido volumes muito altos de acessos devido aos movimentos políticos no Brasil, mas a experiência oferecida para o usuário, em termos de disponibilidade, tempo de carregamento etc. é exatamente a mesma.
 
Suporte ao e-commerce
Temos soluções para e-commerce de todos os tamanhos. Nossas soluções começam com a plataforma de loja virtual, que pode ser uma plataforma para pequenas empresas, ou até mesmo o ATG para projetos maiores. Temos o PagSeguro, que oferece a solução de meios de pagamento, tanto online quanto presencial; e, por último, temos muitas opções de publicidade para os sites de e-commerce. 
Pag Seguro
A Moderninha é uma máquina sem aluguel, que aceita cartão de debito, crédito e refeição. Ela já vai com plano de dados incluso, ou seja, o nosso cliente começa a vender assim que recebe sua Moderninha.  O hardware é de mercado, mas o software foi desenvolvido por nós. Para mais informações sobre a Moderninha, acessewww.pagseguro.com.br.