A plataforma Criadores iD, projeto desenvolvido pela Network Dia Estúdio, realizou uma pesquisa inédita com 301 criadores de conteúdo para o YouTube. Entre as descobertas mais interessantes para quem trabalha com propaganda e marketing, está a relação de marcas que mais procuram esses influenciadores. Destaque para Unilever, Coca-Cola, O Boticário, Bradesco, L’Oréal e Saraiva como as mais citadas quando o assunto é campanhas já realizadas por eles. 

Dentro do mapa de influência desses novos profissionais digitais, os youtubers são os que desfrutam de maior visibilidade e sucesso. O estudo realizado entre setembro de 2017 e março de 2018 também revela que 53,8% deles se dedicam exclusivamente ao canal, sem atuação em nenhuma outra atividade profissional. O levantamento também apurou dados de mercado, mostrando que, com mil reais, uma marca consegue anunciar em 69,8% dos perfis dos influenciadores no Instagram, 77,1% no Facebook, 77,7% no Insta Stories e 86,7% no Twitter. 

Em relação a merchandising em vídeo, quase 58% dos youtubers cobram até R$ 5.000 por um vídeo especial no YouTube. “Hoje, os criadores de conteúdo digital têm cada vez mais relevância no mercado e conseguem atingir milhares de pessoas de maneira direta e espontânea. A pesquisa do Criadores iD mostra que a internet vai muito além da diversão. Virou trabalho, virou profissão. E isso é fantástico”, ressalta Rafael Dias, sócio-diretor da network Dia Estúdio. 

Confira o infográfico abaixo (clique para expandir), com alguns dos dados mais importantes do estudo:

 Leia mais
Fox Films convoca youtubers para discutir novas formas de amor
Youtubers X celebridades: quem vai ganhar mais espaço na publicidade?