Marco Crespo: “o marketing do bem é uma opção viável para as empresas”Empresas e ONGs podem se aliar com o objetivo de promover boas ações e melhorais sociais. Este movimento é conhecido como marketing relacionado à causa ou, simplesmente, marketing do bem. E não é só a organização quem ganha com isso, as empresas têm a oportunidade de aumentar sua rentabilidade e o market share.

Com tamanha importância e relevância, o tema será abordado durante o 6º Fórum de Marketing Empresarial, com a palestra “Marketing do bem: atuação social que agrega valor à marca e incentiva vendas”. Quem comandará o painel será Marco Crespo, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna, que destacará a importância desses investimentos para as instituições, mas também o retorno financeiro de marca para as empresas.

Existem três grandes modalidade do marketing do bem, segundo Crespo. A primeira ocorre quando as marcas revertem parte do valor dos produtos ou serviços para causas sociais; a segunda quando contribuem recompensando a ação e o engajamento dos clientes; e a terceira são as oportunidades criadas pelos varejistas para que os consumidores façam doações nos pontos de venda.

“Para que o marketing do bem seja bem-sucedido, é importante que a missão tenha relevância para seus consumidores e que a ONG escolhida tenha pontos de identificação com a empresa. Essa deve ser uma prioridade tanto para o marketing quanto para vendas, sempre aliadas à estratégia global da empresa, com recursos necessários para engajar e mobilizar as pessoas. É indispensável, também, métricas para medir resultado e retorno sobre o investimento”, explica Crespo.

O Instituto Ayrton Senna foi convidado a participar do Fórum de Marketing para mostrar aos empresários que não é necessário escolher entre investimento social e o lucro, pois ambos podem se ajudar mutuamente. “Em momentos desafiantes como o que estamos vivendo hoje, é importante que as empresas sejam conscientes com a escolha da causa social apoiada. Caso a decisão das empresas seja apoiar a educação, o Instituto tem 20 anos de história com reconhecimento por seu trabalho e marca”, explica o diretor de negócios.

No Brasil, Crespo afirma que ainda há um longo caminho a ser percorrido em relação ao marketing do bem, no entanto, o futuro é animador. “Temos dados que mostram que o Brasil é um dos países em que o marketing do bem vai crescer muito nos próximos anos em função do mindset dos consumidores.”

O 6º Fórum de Marketing Empresarial é promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria; pela Editora Referência, liderada por Armando Ferrentini; e pelo jornalista Adonis Alonso. O encontro acontece de 14 a 16 de agosto na Praia de Pernambuco, no Guarujá (SP).