Você já parou para pensar que um simples comentário seu no Facebook representa um dado que pode ser utilizado em uma campanha publicitária? “Hoje tudo é dado. Quando você faz um comentário no Facebook, olha no celular ou assiste à TV a cabo. E essas informações mudam todos os dias. Na verdade, são pedaços de vida das pessoas à espera de serem interpretados. O problema é que esses dados, muitas vezes, são desperdiçados. Vamos pegar tudo isso e transformar em inteligência”, diz Aloisio Pinto, vice-presidente de Connections Strategy da Isobar Brasil, agência digital da Dentsu Aegis Network.

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A declaração do executivo exemplifica parte do trabalho do novo núcleo de inteligência da agência, o Data Insights, que está ligado à área de Connections Strategy. Segundo Pinto, obviamente que a agência – considerada uma das mais inovadoras do mercado brasileiro – já realizava esse trabalho de curadoria de informações, mas agora essa tarefa será ampliada.

Nesta empreitada de transformar dados em insights para os clientes, todas as fontes de informação serão investigadas. “Desde os dados de uma DMP, o movimento de navegação do consumidor, seu comportamento em um site de compra, seus sites de interesse, enfim fontes básicas que serão reunidas e analisadas para chegarmos a uma proposta, a uma conclusão. São dados muito dinâmicos, que estão todos os dias na internet”, afirma o VP.

Outro desafio foi encontrar um profissional à altura para comandar o novo núcleo. Ele precisaria ter um perfil matemático e ao mesmo tempo humanista, como explica Aloisio Pinto. “Geralmente, esses profissionais são mais matemáticos, isso é importante, mas além dessa paixão por números, investigar dados, ele precisava ter um olhar para os dados com uma visão mais humanista para interpretar, por exemplo, quais comportamentos que esses dados estão refletindo, para onde as pessoas estão caminhando. Encontrar uma pessoa que reunia essas duas visões foi uma tarefa difícil, pois, em geral, um profissional com visão mais humanista odeia números. Estamos muito felizes em ter encontrado o Danilo Futema”.

Danilo Futema assume como diretor de Data Insights da Isobar Brasil com o desafio de construir uma visão mais prática de como interpretar dados para se chegar à big idea. Futema já passou por agências como a CuboCC e a J. Walter Thompson.