Além do reconhecimento de audiências do meio televisão no ambiente live, o Kantar Ibope Media está em fase de finalização do projeto que tem por objetivo fazer medição da tecnologia streaming. O lançamento está previsto para o segundo semestre, inicialmente na praça de São Paulo, após fase de testes que está em curso. Assim, quem consumir os conteúdos, que já foram transmitidos, por meio de computadores será monitorado automaticamente, tanto das TVs abertas como das por assinatura. Segundo Dora Câmara, diretora do instituto, o sistema faz esse reconhecimento pelo áudio. Ela esclarece que a memória da biblioteca está capacitada para identificar apenas os programas que foram exibidos nos últimos sete dias.

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“Se o consumidor acessar qualquer conteúdo nesse período, conseguimos detectar pelo TVS (Time Shifted Viewing). O cruzamento entre o áudio identificado no computador e a biblioteca de conteúdos televisivos possibilitará a aferição dessa audiência e, como nas soluções já entregues, a alocação deste índice à emissora”, explica Dora. “Nosso objetivo é estar presente em todas as plataformas. Por exemplo, estamos fazendo o reconhecimento automático pelo TDT (TV Digital Mobile) da programação consumida através de smartphones e tablets. Durante as Olimpíadas, esse sistema deverá crescer e, consequentemente, as audiências das emissoras. O VOD consolida a audiência de vídeo on demand”, ela acrescenta.

Na opinião de Dora, a combinação digital é um caminho sem volta. “O mercado precisa dessas informações nessa era de audiência 360º. Trabalhamos para compreender o cenário e atender à demanda. O TSV reporta dados de muitas formas de consumo. Além das já listadas, pode ser pelo browser da smart TV, conteúdos gravados em pen drive, dispositivo de mídia direto na TV (Chromecast), videogame, Blue-Ray/DVD e set-top-box, por exemplo. Nossos serviços estão muito além da TV linear”.

Apesar da migração para outros devices, principalmente pelo comportamento de consumo de meios do público jovem, o Kantar Ibope Media tem uma novidade para 2017. A amostra de domicílios com o sistema Peoplemeter será ampliada de 6.060 para 7.360, com o plano de atingir 80% do país. Atualmente a abrangência envolve os 15 principais mercados. “O meio TV continua tendo uma forte importância em um país com as características do Brasil, que tem dimensão continental. Por isso sempre buscamos aperfeiçoar a entrega de serviços que são essenciais para a tomada de decisões”.