Comprar um cão de raça pode não ter nada de fofo. Essa é a mensagem principal da ação Nada Fofo, criada pela Leo Burnett Tailor Made para o Projeto Esperança Animal (PEA), que alerta para uma temática frequente no cotidiano dos brasileiros, porém muitas vezes desconhecida: a criação clandestina e os casos de maus-tratos nos bastidores do comércio de animais de estimação, o que significa que aquele cãozinho encantador visto nas lojas, penteadinho e com laço de fita no pescoço pode ter passado por maus bocados antes de chegar à vitrine. Com produção da Spray Filmes e direção de Judith Belfer, o filme foi produzido com fantoches e efeitos de animação.  Embalado por uma trilha estilo musical da Broadway, entoada pelos cães que protagonizam as cenas, o enredo do filme mostra que muitos destes animais são provenientes de “criadores” clandestinos, e como eles não tem número de série, é impossível identificar a procedência. 

 “A campanha criada visa conscientizar as pessoas, que muitas vezes são tão vítimas quantos os cachorros, por não saberem do que se passa, para se atentarem à origem do animal e também para a crueldade das fábricas de filhotes”,  disse João Caetano, Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made.

Estimativas da PEA apontam que somente na grande São Paulo são mais de 500 mil cães e gatos vendidos por ano, provenientes de criadouros clandestinos. No mundo, mais de 280 mil cães, entre machos e fêmeas, são mantidos em cativeiro para reprodução e mais de 3 milhões sofrem eutanásia por ano, de acordo com a Humane Society.

 “A adoção pode ser um incentivo para acabar com esta prática ilegal. É o que pretendemos mostrar no filme”, complementa Alexandre Pagano, Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made.

 A campanha foi criada voluntariamente pela Leo Burnett Tailor Made para a PEA e o plano de mídia contempla ações em mídia digital. Em paralelo à produção do filme, foi desenvolvida uma ação social, que visa impactar influenciadores, artistas e a população em geral simpatizantes à causa e aderirem ao movimento, compartilhando a hashtag #nadafofo.