A ideia de que a TV e seu conteúdo se desdobrariam para outras plataformas, especialmente digitais, já é uma realidade no mundo todo, inclusive na América Latina. Como forma de valorizar as criações publicitárias da região que entendem a necessidade de ser multicanais e, assim, se sobressaem na TV aberta, será realizada nesta segunda-feira (31), em Nova York, a terceira edição do Premio Creatividad Innovación Televisión 2015/Open TV Awards. A premiação ocorre durante a quarta edição do La Cumbre TV Abierta/Open TV Summit, evento que reúne os principais nomes da indústria de TV aberta da América Latina.

[IMAGE=http://propmark.com.br/static/upload/2015/08/55e458d820e21-55e458f054708-980×480.jpg; CREDITS=Divulgação; LEGEND=Coca-Cola Argentina está entre os anunciantes que inovaram no meio e chegaram à final do prêmio]

Este ano, serão premiadas criações em quatro categorias: Integração, Multiplataforma, Branded Content e Novas Tecnologias. Ao todo, concorrem comerciais de seis países (confira o shortlist nesta página), sendo o principal deles a Argentina, com cinco cases na disputa.

Divulgação

Segundo Otavio Bocchino, diretor-executivo do Centro Internacional de Televisión Abierta, um dos responsáveis pela idealização e apoiador do projeto, o festival é uma oportunidade para mostrar o desenvolvimento da TV aberta no mercado latino-americano.

“A TV digital trouxe para o mercado muitas possibilidades novas. Com a popularização do mobile e outros dispositivos, a televisão ganha cada vez mais espaço e o meio passa a ser ainda mais importante na estratégia de comunicação dos anunciantes”, diz. “O La Cumbre é um encontro que possibilita acompanhar esse desenvolvimento e dividir ideias. A premiação nasceu na segunda edição do evento, justamente como uma forma de reconhecer as boas ideias dentro desse novo cenário”, acrescenta.

La Cumbre

Em sua quarta edição, o La Cumbre TV Abierta/Open TV Summit tem início nesta segunda-feira (31) e segue até terça-feira (1º de setembro), com o tema “Criatividade de Eficiência – o DNA da TV aberta e da Publicidade”. O evento será realizado no MoMA – The Museum of Modern Art, em Nova York, com a proposta de reunir emissoras, anunciantes e agências de publicidade com objetivo de explorar a evolução e as novidades do mercado televisivo, além de apresentar tendências e oportunidades para a indústria da comunicação. O projeto é focado no mercado latino-americano, onde a TV chega a 500 milhões de pessoas e corresponde a mais de 55% do investimento publicitário.

[IMAGE=http://propmark.com.br/static/upload/2015/08/55e4597bb4c50-55e4598daf6af-980×480.jpg; CREDITS=Divulgação; LEGEND=A cerveja Cristal concorre em Branded Content com o case “Ceaxei”, desenvolvido no Chile]

Para este ano, o evento reúne dez palestrantes na programação: David Poltrack, da CBS; Elsa Vizcarra, da Televisa; Luis Giorgio, do Banco Interamericano de Desarrollo; Antoni Baltar, da Publiespaña – Grupo Mediaset; Tomas Yankelevich, da Telefe; Dave Morgan, da Simulmedia; Joline McGoldrick, da Milward Brown Digital; George Ivie, da Media Rating Council; Mark Green, da 4C Insights, e Otavio Bocchino, representando a Communication Intelligence, da qual é presidente.

Em edições anteriores, marcaram presença no La Cumbre representantes de algumas das principais emissoras da América Latina e do mundo, como Globo, Televisa, Caracol, RCN, America, CBS, Unitel, NBC Telemundo, Publiespaña, Antena 3, Band, SBT, Artear, América, Canal 9, Telefe, Bolivision, Telemundo, SNT, Canal 10, entre outras. Representando as agências internacionais, participaram Young & Rubicam, BBDO, Publicitas, McCann e importantes anunciantes, como Coca-Cola, Unilever, Procter & Gamble, Colgate, Pfizer, entre outros.

Multiplataformas

Segundo dados da CBS, o maior canal de televisão aberta dos Estados Unidos, um de seus principais programas do primetime, “Elementary”, tem uma audiência de aproximadamente 9,4 milhões de espectadores em sua transmissão ao vivo. Porém, adicionando a audiência de DVRs (gravadores), Video on Demand e streaming, esta audiência atinge 15,9 milhões, ou seja, são 6,5 milhões de espectadores a mais. O crescimento na audiência televisiva é revelado também em dados da Nielsen, que mostram que no ano 2000 as pessoas viam em média 4,9 horas por dia, enquanto hoje a média é de 5,8 horas diariamente.

“Queremos fomentar essa discussão e ao mesmo tempo reforçar a comunicação dessa evolução na TV aberta. O evento reúne informações dos Estados Unidos e Europa, mas discutindo o modelo da região latino-americana, que acaba tendo uma dinâmica diferente. Novas possibilidades são discutidas respeitando as diferenças culturais e regionais”, observa Bocchino.