Alê Oliveira

A Sociomantic Brasil, focada em publicidade programática para ambientes online, móvel e social, trouxe para São Paulo Sarah Joy Murray, VP global de marketing da companhia, para participar do Expo Fórum de Marketing Digital, realizado entre os dias 25 e 26 de agosto. Entre os diversos assuntos trazidos da sede global, Sarah reforçou a importância da presença do mobile e da ligação entre todas as mídias em que os usuários estão conectados digitalmente. Ao lado de Francisco Morales, diretor-geral da Sociomantic na América Latina, a executiva falou sobre o crescimento da mídia programática, que está em 30% dos displays, mas pode chegar a 70% nos próximos cinco anos.

A Sociomantic chegou ao Brasil em 2012, mas começou como uma startup em Berlim, na Alemanha, em 2009. As operações em solo brasileiro se iniciaram quando a mídia programática ainda estava começando, explica Morales. Hoje são quase 200 clientes na carteira, que incluem os principais varejistas online do país, como Dafiti, Netshoes e Walmart. “As empresas estão adotando e crescendo com a mídia programática porque perceberam que não tem como sobreviver sem ela.”

Sarah afirmou que os esforços estão voltados, cada vez mais, para entregas personalizadas, focadas na pesquisa de dados, como alcançar os consumidores e conectá-los com o que procuram e se interessam. “O relacionamento com os clientes em uma loja física é uma boa fonte de dados para serem gerenciados e direcionados na loja online. Sempre há uma boa história em torno dos dados e ela deve ser captada com tecnologias que unam esses dados”, comentou a VP de marketing.

O importante, para Morales, é alavancar o potencial dos dados que já são capturados de seus clientes. Esse é, segundo ele, o desafio tanto para os players de e-commerce quanto para os que ainda estão no mercado tradicional. “Esses dados são muito importantes e a gente consegue combinar os dados de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) do offline com o online, trazendo vantagens grandes para o varejo em geral”, explicou o diretor-geral.

Sarah acredita que há diferentes tipos de ferramentas para diferentes tamanhos de negócios. “A Sociomantic trabalha para companhias que tenham grandes recursos de investimentos, mas qualquer empresa pode ter um bom discurso se observar o que está acontecendo à sua volta. Mesmo as empresas pequenas podem olhar para seus dados e se fortalecerem com bons relacionamentos com seus consumidores”, analisa Sarah.

Ela também destaca a importância de utilizar plataformas como o Google, de gerenciamento relativamente simples, em que é possível comprar serviços padrões e gastar apenas o dinheiro disponível. “Eu costumo dizer que quanto mais eficiência você tem, mais você pode ‘gritar’ nos canais. Existe muita oportunidade relacionada, principalmente com retargeting e remarketing.”
Morales concorda. “Pequenas empresas precisam pensar diferentes maneiras de trazer tráfego e encontrar ferramentas, fazendo disso a sua estratégia. É sempre a pergunta: você precisa juntar alguns pontos e pensar como quer gerenciar a sua marca, encontrando os melhores canais para trazer tráfego e conversão.”

Mas a fórmula de sucesso, afirma Sarah, muda todos os dias. A executiva acredita que é necessário testar e aprender com os erros e o que foi feito na semana passada pode estar invalidado para a próxima. “É sempre importante reservar parte do seu orçamento de marketing apenas para tentar novas possibilidades”, indica Sarah.

O mobile, afirma Morales, é de extrema importância para a Sociomantic, que está preparada com estratégias em múltiplos dispositivos. O tráfego vem crescendo ao longo dos anos e, ao contrário do que acontecia antes, a conversão também está acontecendo.