O fato de que, hoje em dia, cada vez mais gente assiste TV com smartphones nas mãos tem desafiado emissoras e anunciantes na hora de captar a atenção dos telespectadores e consumidores. Este hábito está incentivando a criação de tecnologias como a chamada “segunda tela sincronizada”, uma das tendências que deve se fortalecer ao longo de 2015 e se tornar comum em breve de acordo com a consultoria internacional de pesquisas de mercado Millward Brown.

Um exemplo de que isso pode de fato ganhar espaço é o lançamento, no Brasil, do aplicativo e Grab, que propicia a comunicação direta entre TV e celular em tempo real, enviando sinais enquanto o consumidor assiste a programas, novelas ou propagandas. Uma das opções permitidas é complementar o anúncio de TV com alertas ou cupons de descontos em smartphones.

Adaptado no Brasil pela Seal Tecnologia, empresa que desenvolve soluções para o varejo e para a indústria, o eGrab faz a transmissão de um sinal de áudio imperceptível ao ouvido humano mesmo que o aplicativo esteja em stand by. A comunicação desse sinal de áudio funciona a uma distância até de 10 metros entre o aparelho de TV e o celular.

“As pessoas hoje carregam o celular consigo a todo o momento, mesmo assistindo TV ou fazendo outras atividades. Por meio do aplicativo, o consumidor pode agora receber alertas, cupons de desconto ou qualquer tipo de mensagem referente ao artigo que está sendo usado pela mocinha da novela, por exemplo, ou então àquele eletroeletrônico de última geração anunciado durante o intervalo do jornal”, explica Wagner Bernardes, diretor executivo da Seal Tecnologia.

Uma vez que o consumidor baixa o aplicativo e começa a receber os alertas ou cupons em seu celular, ele é direcionado para o site do anunciante, que pode então estimular a venda de produtos na loja física ou online.

A chegada do eGrab ao mercado brasileiro é resultado de uma parceria exclusiva entre a Seal Tecnologia e a startup norte-americana que desenvolveu o aplicativo. O sistema opera na nuvem onde serão armazenados os dados dos clientes que acessarem o aplicativo e interagirem com as marcas, oferecendo aos anunciantes a possibilidade de conhecerem melhor os consumidores.