Junho começou e com ele a expectativa para mais uma edição do Cannes Lions Festival. Esta será a 62ª edição do maior festival da criatividade para marketing e comunicação do mundo. E o festival não para de crescer. A cada ano, uma nova categoria para premiação. Nesta edição de 2015, a nova categoria é Creative Data. Com a chegada desta nova, já são 18 as categorias, sem contar as específicas do setor de saúde e farma.

Além das premiações, o festival também cresce na sua programação. Dois novos festivais foram agregados ao principal. São eles: Lions Health (19 e 20) e  Lions Innovation (25 e 26). Assim, o festival extrapola a sua habitual semana, começando mais cedo para integrar o Lions Health. Para quem quer ver tudo, o período total é de 19 a 27 de junho. O Cannes Lions tem pacotes que abrangem somente o Health ou o Innovation, o Mini (quatro dias do Cannes Lions), o de apenas Networking e o Combined Experience (toda a programação). Um investimento que vai de 1.250 euros (só para o Innovation ou o Health) até 3.800 euros (Combined). Isso para a versão Standard. Se você quiser mais mordomia, existem os pacotes Gold e o Platinum, este custando 6.800 euros. Somando passagem e hospedagem, estamos falando de um investimento de peso. Mas vale cada centavo.

Quando fui ao festival pela primeira vez, mais de 15 anos atrás, ele só tinha as premiações. Era um evento para analisar e premiar trabalhos criativos. Hoje, o Cannes Lions acrescentou um conteúdo de qualidade, com palestrantes de altíssimo nível, além de um programa de treinamento. O treinamento mais completo é o Cannes Creative Leaders Programme. Um programa de duas semanas, uma em Berlim (15 a 20), na Berlin School of Creative Leadership, e outra em Cannes, de 22 a 27 de junho. O preço é salgado – 8.500 euros –, mas só tem feras por lá. Do lendário Keith Reinhard (chairman honorário da DDB) ao mogul Martin Sorrell (todo poderoso da WPP), além do nosso João Daniel Tikhomiroff. Além das aulas, o preço inclui passe completo para o festival.

Outra opção de curso mais em conta é o Masters of Creativity. É um programa de cinco dias (22 a 26), cumprido durante o festival. Liderado por Keith Reinhard, o curso envolve Creativity, Strategic Leadership, Innovation, Media, Creative Effectiveness, Content (seção liderada por PJ Pereira), Data e Selling.Custa 2.850 euros e também dá passe livre para o festival. Vale super a pena!

Mas o festival não é só para criativos de agências. A participação de executivos de marketing, atraídos pelo rico conteúdo, é crescente. Sabendo disso, os organizadores criaram o treinamento CMO Accelerator Programme. O curso de dois dias (26 e 27), liderado por Jim Stengel (ex-executivo da P&G), custa 3.995 euros e dá livre acesso à programação do festival.

Com esse monte de opções, o festival é atraente para os mais diferentes propósitos. Se você está interessado em ver os trabalhos mais criativos do mundo e respirar o ambiente da inovação, o Palais é o seu lugar. Se o seu negócio é mais o networking, fazer contato com alguns dos mais de 10 mil delegates de todo o mundo, o festival proporciona muitas oportunidades para isso. Já se o seu interesse é absorver conteúdo referente às novas técnicas e tendências, é só acompanhar os seminários, palestras e workshops – a programação é bem maior do que se pode acompanhar. E, para se aprofundar mais ainda, existem os cursos. Bem, e tudo isso em meio ao charme da Riviera Francesa, com dias longos de verão, escurecendo só depois das 21h.

Mas, não se engane, se você estiver interessado numa reciclagem profissional e criativa, o festival vai te deixar mais estressado na volta ao Brasil. Quem mergulha no extenso conteúdo e analisa com seriedade as peças vencedoras nas 18 categorias é submetido a uma overdose de conhecimento que vai provocar muito questionamento no retorno. Ninguém volta incólume de Cannes. Isso tudo é muito bom. O processo de mudanças na forma de fazer marketing e comunicação é cada vez mais rápido e incômodo.

O Cannes Lions Festival é a oportunidade imperdível para tomar pé da situação e se preparar para o novo. Espera-se muita inovação no festival, principalmente da área da tecnologia. Mas só uma coisa não muda ano após ano, no Cannes Lions e no nosso dia a dia: o poder da criatividade.

*Presidente MPI e VP da Ampro