Confira as principais ativações e campanhas para o Carnaval

De olho nos foliões das ruas e camarotes, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador concentram atividades das marcas

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Com o sucesso cada ano mais expressivo do carnaval de rua nas grandes cidades, as marcas aproveitam a oportunidade para realizar diversas ativações com o público. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, espera receber somente durante os quatro dias de folia cinco milhões de pessoas.

Já em Salvador, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) espera 800 mil turistas para curtir os tradicionais trios elétricos.  No Rio de Janeiro, a estimativa da RioTur é receber seis milhões de foliões, contando com o público nas ruas e também no sambódromo. Confira algumas das marcas que estão preparando ações nestas cidades:

Absolut Extrakt

A marca vai promover um espaço com brincadeiras, brindes e opções de diferentes bebidas para degustar na Avenida Ataulfo de Paiva, circuito de blocos de rua na Zona Sul do Rio de Janeiro. O cardápio inclui duas opções pagas com Absolut Extrakt Tonic e a versão shot. A marca também vai oferecer água.

Bradesco

Em 2019, o banco celebra 12 anos de patrocínio aos carnavais do Rio de Janeiro e de Salvador, 11 anos com o Galo da Madrugada, no Recife, e desde 2017, apoia o carnaval de São Paulo.

No Rio, além da exposição de marca no sambódromo da Sapucaí, terá camarote para clientes do Programa Viva Prime. Em Salvador é patrocinador dos camarotes Expresso 2222 e Pier, além de 14 grandes blocos de rua. O Bradesco também distribuirá batekos e blimps pelo circuito.

No Recife, o banco patrocina o tradicional Galo da Madrugada com espaço reservado para clientes do Programa Viva Prime. Haverá batekos, blimps e ativação com maquiagem e adereços de carnaval.

Em São Paulo, é patrocinador do carnaval com camarote para clientes do Programa Viva Prime e terá grande exposição de marca no sambódromo.

Camarote Rio

Este ano, o Camarote Rio conta com os patrocínios das marcas Abslout, Itaipava Go Draft, Rappi, Beefeater, Red Bull, Jean Paul Gaultier, Morena Rosa, Gillette. Esfera, Kibon, Bob's, Cabify, Granado, Ipanema, Lindt, Ruffles, entre outras. As ativações do espaço contarão com uma barbearia assinada por Gillette, serviços de transporte executivo para o público oferecidos pela Cabify, bares pela Itaipava Go Draft, Absolut e Beefeater, estação de massas assinada pelo chef Jamie Oliver, customizações e stand da grife Morena Rosa, estação de milkshake do Bob´s , espaços de beleza assinado por Dermage e L’Oréal, samplings ininterruptos de chocolates Lindt e batatas Ruffles, entre outros. 

Dorflex

Criada pela Publicis para Sanofi e alinhada com a Prefeitura de Salvador, a campanha parte do conceito “Se for intenso, Dorflex”. Com uma estratégia de comunicação 360º para a marca, o plano inclui inserções durante a programação de carnaval da Rede Globo e fortes ações digitais envolvendo influenciadores e celebridades.

Nas esculturas que levam o nome da cidade a palavra Salvador aparece com uma tarja na sílaba dor. Em um desses pontos turísticos, a agência Espalhe, parceira da Publicis no projeto, promoverá um meet and greet com Nah Cardoso e Jeniffer Nascimento. Danilo Mesquita e Dan Ferreira, atores que participaram da novela Segundo Sol, ambientada na cidade, também participarão da ação.

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Fleurity e Wappa

Centenas de unidades do condutor urinário da Fleurity, que permite às mulheres fazerem xixi em pé, serão distribuídas durante corridas de táxi ou carros particulares em parte da frota de cerca de 35 mil motoristas credenciados à Wappa na cidade de São Paulo. A ação acontece até 6 de março. O Wappa também dará desconto de 30% em duas corridas de até 10 reais na utilização do voucher CARNAWAPPA no aplicativo.

Hands Mobile e Rappi

A marca desenvolveu o SOS do Folião by Rappi. Trata-se de um botão fixo no aplicativo do BlocosdeRua.com, que direciona ao Rappi e envia notificações com dicas carnavalescas e promoções durante a folia. 

Outra ação proposta pela Hands Mobile envolveu a criação da promoção “Mamãe eu quero desconto”. Ao acessar as peças de mídia da campanha, o folião é convidado a cantar um dos hits do Carnaval de 2019. Quando sua voz é captada pelo microfone do smartphone, ele obtém um voucher de desconto de R$ 20 em sua primeira compra pelo aplicativo da Rappi.

Hering

A campanha “é assim que eu vou no Carnaval” estará em todas as lojas com uma coleção preparada especialmente para a data. No Camarote Salvador a Hering marca presença com as camisas assinadas sob o tema “o inexplicável existe”.

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Em São Paulo a marca patrocinará o bloco Carnamauri e ficará responsável pela produção dos abadás, além de ter a sua marca exposta nos materiais de divulgação do evento. 

Hoteis.com

A Hoteis.com se juntou à Lorelay Fox para criar o Diva Upgrade. Hóspedes que fizerem suas reservas para o Carnaval entre 3 a 6 de março pelo site da marca poderão participar de uma sessão de maquiagem com looks exclusivos criados pela drag queen. O Diva Upgrade acontece no L’Hotel PortoBay São Paulo, e no Rio de Janeiro, no Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel.

Jeep

A montadora investe em uma das festas mais populares do Brasil e reforça a sua ligação com o Nordeste. Para o Galo da Madrugada a marca vai estampar bonés, camisetas e em um Jeep Renegade assinado pelo artista plástico Raoni Assis. A marca estará na festança de Zé Pereira (02), ao lado do trio principal do desfile comandado Fafá de Belém. 

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Nextel

Os blocos do “Carnaval na Quebrada” projeto paulistano que apoia iniciativas de lazer e cultura nas regiões mais afastadas do centro expandido, terá a Nextel como patrocinadora. Idealizado pela Nextel e Pipoca, plataforma de experiências culturais, o projeto acontece por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo (SP).

Renner

No primeiro sábado do pós-Carnaval (9) acontece o Bloco do Apego. O evento será patrocinado pela marca, aberto ao público e com a pegada tradicional do carnaval de rua paulista.

Riachuelo

A MB Produções cuidará da ativação de marca da Riachuelo no Carnaval de Rua de São Paulo. A empresa fará a adequação da comunicação da marca para as leis da cidade, liberação de ações de sampling e planejamento de ativações como o Trio Elétrico Seja Você e Seja Feliz. A empresa também vai atuar na operacionalização dos blocos da Latinha MIX,  iniciativa da Rádio Mix e Carnafacul.

Sephora

A rede francesa garante presença no Lounge VIP do Camarote onde oferecerá serviços de make-up para os foliões em espaço exclusivo da marca Kat Von D no Lounge VIP. Maquiadores estarão à disposição para retocar as produções e criar looks para a ocasião. A marca também distribui alguns give-aways na ocasião.

A Sephora também estará no Expresso 2222, que traz Marina Moreno como embaixadora desta edição. O spot da Clinique, protagonizado pela linha Clinique Fit, garante experimentação dos produtos da linha. A Biossance distribui samples e apresenta sua Água Revitalizante. 

A Aussie levará uma cabine de fotos personalizada. A Foreo também aposta na ideia de cabine fotográfica, com um chuveiro de glitter. Além disso, a marca distribui leques exclusivos aos foliões. 

Skol e Uber

A empresa de mobilidade e a marca de cerveja vão montar 25 pontos de encontro, com sinalização específica e instrutores, nos locais de maior concentração de blocos de rua em São Paulo. Além disso, durante a festa, 20 milhões de latas de Skol estarão espalhadas pelos pontos de venda da capital paulista e de Belo Horizonte com a mensagem: “Se beber, vá de Uber”.

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A Skol também lançou um assistente em sua página oficial no Facebook que diz quais blocos estão bombando.

Outra iniciativa da marca é a parceria com Anitta por um Carnaval  mais inclusivo. A campanha criada e executada pela agência Bullet tem o objetivo de incluir pessoas surdas na festa mais popular do País por meio de coletes sensoriais que vibram de acordo com a música.

As mochilas sensoriais serão distribuídas a 50 pessoas selecionadas durantes as apresentações, fazendo com que eles sintam a essência do Carnaval. 

Telecine

Inspirado nas personagens fortes de seus filmes, o Telecine leva mensagens de empoderamento feminino durante o carnaval de rua. Em parceria com o coletivo Todas por Todas, a marca vai distribuir milhares de tatuagens e adesivos nos blocos Amigos da Onça, Orquestra Voadora e Vem Cá, Minha Flor, nas ruas do Rio de Janeiro. As ilustrações assinadas por Luiza de Souza serão entregues junto com guias de orientação sobre o que fazer em casos de assédio.

Tinder

O aplicativo estará presente no Camarote Salvador pelo quarto ano consecutivo. O Tinder está preparando em parceria com a agência CoCreators uma série de oito vídeos no estilo Swipe Sessions.  

A campanha vai trazer personalidades e influenciadores atuando como “cupidos” e ajudando outros influencers a se darem bem no Tinder. O primeiro vídeo teve a participação da atriz Mariana Xavier, a Jenifer da música do Gabriel Diniz.

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