A cerveja Corona e a Parley for the Oceans avançam no projeto global de combate ao plástico nos oceanos. A campanha “Listen to the Ocean” usa o movimento do mar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, como inspiração para uma música criada pelo compositor americano Donavon Frankenreiter, com a participação da cantora brasileira Céu, durante etapa do Campeonato Mundial de Surfe, realizado em junho.

Um software alimentado com vídeos aéreos das ondas transformou o balanço em uma partitura musical. O programa compara a movimentação e checa se alguma parte coincide com gatilhos virtuais de notas específicas para gravar.

A campanha foi idealizada pela Africa. Matias Menendez, ECD da agência, afirma que trabalhar nesse tipo de projeto é gratificante e motivador. “A existência dos oceanos como conhecemos está ameaçado, já que a estimativa é de que futuramente o som das ondas deverá deixar de existir. Isso é preocupante e, por isso, estamos juntos com Corona em uma campanha que ajude a impactar a população para que todos passem a atuar como agentes de mudança na luta de combate ao lixo plástico nos mares”, diz.

As marcas também convidaram os consumidores a participarem da campanha, enviando suas mensagens de pedidos de ajuda em nome dos oceanos. Até dia 8 de julho, cada post no Instagram, Twitter e Facebook com a hashtag #listentotheocean será revertido em 10 m² de limpeza de praias no Brasil pelo projeto.

Bruna Buás, diretora de marketing de Corona, comenta a iniciativa. “A cada dia a situação dos oceanos se torna mais urgente e precisamos nos unir para ajudar a mudar esse cenário, por meio de iniciativas que tragam consciência e envolvam a sociedade como um todo nessa luta. Por isso, criamos ‘Listen to the Ocean’, para que ele seja um hino que mobilize todos os brasileiros a se engajarem em proteger o futuro de nossas praias, a fim de garantir que elas continuem inspirando gerações futuras”, afirma.

Frankenreiter conta que queria participar de uma maneira ativa dentro de um projeto que provocasse uma mudança de comportamento. “E ‘Listen to the Ocean’ foi a oportunidade que eu encontrei de me dedicar a criar algo que eu acredito que vai fazer as pessoas escutarem o pedido de ajuda que os oceanos estão emitindo diariamente”.

FICHA TÉCNICA
Campanha: WSL
Título: Listen To The Ocean
Agência: Africa
Anunciante: Ambev
Produto: Corona
CCO: Sergio Gordilho
Diretor Executivo de Criação: Matias Menendez
Criação: Fernando Marar / Rodrigo Barbosa / Rodrigo Marangoni / Lucas Antunes / Renato Valim / Denilson Amorim
Diretor de Criação de Projetos Especiais: Monique Lopes Lima
Gerente de Projetos Especiais: Fernanda Segura / Juliana Leite
Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara / Karen Nakamura
Atendimento: Carolina Boccia / Heloisa Pupim / Natália Pacheco
Mídia: Rodrigo Famelli / Antonio Arbex / Bruna Morano / Leonardo Araujo
Planejamento: Rodrigo Maroni / Jose Lucas Brolio de Paula / Wes Gagliano
Produtora: Stink Films
Diretor: Douglas Bernardt
Diretor Assistente: Breno Brasil Lenhard
Diretora de Arte: Lauren Ferreira
Diretor de Fotografia: Lucas Oliveira
Diretora Executiva: Ingrid Raszl
Produtor Executivo: Renata Dumont e Tico Cruz
Coordenação de Produção: Paula Macedo e Rogerio Maestro
Montador: Danilo Abraham
Coordenadora de Pós Produção: Roberta Bruzadin
Motion Graphics: Guilherme Pulice
Color Grading: Bleach
Produtora/som: H.A.M.nyc
Produção: Max de Castro
Atendimento e Coordenação: André Freitas e Penelope Jéssica
Finalização: Flavio Marchesin
Produtora/som: H.A.M.nyc
Produção: Max de Castro
Atendimento e Coordenação: André Freitas e Penelope Jéssica
Finalização: Flavio Marchesin
Aprovação/cliente: Ricardo Dias / Bruna Buas Pazos / Fernanda Federico