Boas campanhas não nascem do nada. Desde o surgimento da ideia até a execução, há um tortuoso processo de exigências, compreensão de briefings, prazos, discussões e pressões dos clientes por resultados que exigem um alto nível profissional. Todas essas etapas precisam ser superadas com criatividade. No núcleo deste ambiente desafiador estão os criativos, responsáveis pelos insights que diferenciam uma marca das concorrentes e muitas vezes influenciam inclusive o comportamento de consumidores, favorecendo as empresas para as quais criam e trazendo prêmios para as agências onde trabalham.

No entanto, assim como as boas campanhas, criativos de qualidade tampouco aparecem do nada. Há um longo período de amadurecimento que parece ser obrigatório antes que eles recebam o devido reconhecimento mais além de elogios dos parentes e tapinhas nas costas dos diretores de criação.

Observando isso há décadas, o propmark consultou o mercado para encontrar uma seleção de 11 jovens criativos que ainda não são os mais badalados nos bastidores dos festivais, mas estão prestes a chamar a atenção dos holofotes da publicidade.

Conheça o perfil de cada um e entenda porque eles estão prontos para brilhar:

Ronaldo Tavares

Saatchi & Saatchi London

Ronaldo Tavares realizou um primeiro feito almejado por muitos jovens criativos brasileiros, mas alcançado por poucos: formar parte do time de criação de uma grande agência internacional. Depois de passagens marcantes por agências como Fischer América, Santa Clara e DDB Brasil, foi procurado por uma recrutadora e desde o começo deste ano está trabalhando na Saatchi & Saatchi de Londres, onde assumiu o cargo de Associate Creative Director e responde diretamente para o diretor de criação global da agência. Em 2015, terá a oportunidade de participar em campanhas mundiais de marcas como Ariel, Tide e P&G.

Durante a carreira no Brasil, já havia conquistado vários prêmios internacionais e participação em shotlists de festivais como Cannes, D&AD e El Ojo Iberoamericano. Em sua página no Linkedin, ex-companheiros de trabalho descrevem o criativo como incansável na busca de ideias, profundo entendedor das estratégias de novas mídias e imparável. “Meu objetivo é participar de campanhas maiores, globais, com mais verba e mais responsabilidade. Aqui em Londres a disputa é acirrada, uma grande oportunidade para brigar com os grandões. Quero ajudar a Saatchi & Saatchi London a ganhar prêmios”, declara o criativo.

Site: http://www.ronaldotavares.com.br/

Felipe Pavani

Young & Rubicam

O diretor de arte Felipe Pavani foi indicado ao Propmark como “o cara”. Já cria para campanhas de grande repercussão da Y&R como “Corrida Maluca” e é um dos criativos por trás do filme “Catimba”, da TAM, um dos comerciais de mais destaque durante o período de Copa do Mundo, no qual torcedores europeus tentavam impedir que jogadores brasileiros como David Luiz, Thiago Silva e Marcelo voltassem ao país para defender a seleção no torneio. Atualmente trabalha nos comerciais da “Vivo Tudo” que finalmente fez Rubinho Barrichello aceitar com bom humor as brincadeiras das quais sempre foi vítima e vem agradando ao público. Recentemente, também conquistou um Leão de Prata na categoria Mobile do Festival de Cannes, no ano passado.

De acordo com Rui Branquinho, vice-presidente de criação da Y&R, Pavani reúne uma combinação simples e vencedora. “Foco e talento. Ele é profissional, comprometido, um diretor de arte sofisticado que busca uma evolução constante. Esse desejo de ser melhor a cada dia me dá a certeza que, continuando assim, ele vai se destacar ainda mais no mercado”, avalia o VP da agência.

Site: http://www.felipepavani.com/

 

Os Marcelinhos da

AlmapBBDO

Os xarás Pignatari (esq.) e Tolentino (dir.)

O redator Marcelo Pignatari saiu cedo de Bragança Paulista para estudar Propaganda e Marketing. Aguentou ficar longe do time do coração (Bragantino) e sem comer a famosa linguiça da terra natal para trabalhar duro até chegar na AlmapBBDO em 2012, onde conheceu o xará Tolentino, que escapava do forte inverno norte-americano. A partir daí começaram a formar uma jovem dupla de sucesso. Em quase dois anos de parceria, além da amizade e da sinergia de ideias e humor, conquistaram juntos nove Leões em Cannes, GP de outdoor no Fiap, El Ojo, Clio, One Show London, D&AD, Wave e CCSP. No entanto, ambos já amarguraram derrotas no Young Lions e entendem que o importante é criar trabalhos relevantes. “Prêmio é consequência”, ecoa o dueto. Atualmente criam para marcas como Havaianas  e Rádio Kiss FM.

“Os Marcelinhos são tão complementares que o nome de um serve para o outro. São extremamente talentosos e modernos na maneira de pensar e trabalhar as ideias. Percebo neles o brilho no olho e a paixão enorme pelo que fazem, sempre acreditando que todo ‘job’ é uma oportunidade para se ter uma grande ideia”, comenta Luiz Sanches, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO.

Site: http://www.marcelopignatari.com/ e http://marcelotolentino.com/

Maso Heck

Santa Clara

“Meu norte para 2015 é pensar em histórias relevantes que conectem pessoas para depois elas se conectarem com a marca ou o produto. As marcas que entenderem que os consumidores são pessoas, antes de mais nada, vão sair na frente”. Este é o pensamento de Maso Heck, diretor de arte da Santa Clara, recém-repatriado ao Brasil depois de uma temporada nos Estados Unidos, onde aproveitou para estudar, trabalhar com projetos mais livres e também observar as mudanças da comunicação e do comportamento dos consumidores. Artista por genética – seu pai é artista plástico –, realiza trabalhos visuais dos mais diversos tipos, desde design gráfico à fotografia e caligrafia. Começou cedo e acumulou experiências em grandes agências como EugenioDDB, Lew’LaraTBWA. Conquistou premiações no El Ojo e teve campanhas em shorlists de Cannes.

Segundo o diretor de criação da Santa Clara, Leo Ávila, “Maso é um profissional inquieto, em franco desenvolvimento – sua curva de crescimento na agência e a busca por conhecimento que o levou para Chicago só provam isso. Foi natural que a gente lutasse para trazê-lo de volta. Agora ele é mais do que um diretor de arte comprometido com o negócio e com os clientes; é também um profissional mais maduro, estratégico e focado, além de ser um artista cada vez mais completo. Uma combinação difícil de se encontrar”, elogia.

Site: http://www.masoheck.com / http://masoquices.tumblr.com

Vinicius Silvério

Grey Brasil

Há quase três anos na Grey Brasil, Vinicius Silvério é diretor de arte e vem demonstrando que sabe criar campanhas de sucesso em meios menos tradicionais como poucos. Já realizou trabalhos de grande alcance para HSBC e Absolut e faturou um Leão de Bronze em Cannes na categoria Promo & Activation. Atualmente cria para marcas representativas como Gillete, Pantene, Koleston e Sensodyne. Em uma campanha focada no online, geralmente o esforço está mais em construir uma história ou se posicionar com um approach mais pessoal.

“As fórmulas prontas já não chegam muito longe e sabemos que quanto mais inovador o recurso, maiores chances de termos que fazer ajustes de rotas – como no app Waze – para alcançarmos o objetivo final com êxito. O bacana do online é poder fazer isso”, explica o próprio Silvério. “Ele usa e pensa em todas as ferramentas sem medo, envolvendo o consumidor de todas as maneiras. E ainda une as raras qualidades da seriedade e ousadia”, conta Mariangela Silvani, diretora-geral de criação da Grey Brasil.

Site: www.viniciussilverio.com

 

Bruno Oppido

F/Nazca Saatchi & Saatchi

O diretor de arte da F/Nazca Saatchi & Saatchi, Bruno Oppido, vem surfando a onda do sucesso há algum tempo e é considerado um dos mais preparados jovens talentos da publicidade brasileira. Vencedor de dois Leões de Ouro em Cannes, além de outros quatro de Prata e quatro de Bronze, acumula vários outros prêmios, como 2 Yellow Pencil no D&AD, 10 Ouros no El Ojo, 1 Grand Prix no Fiap e Young Lions Creative em 2009. Atualmente cria para Skol, Mizuno e Leica, e mostra confiança para conquistar mais prêmios este ano com os trabalhos realizados no último ano.

“O Oppido tem um incrível senso crítico e estético, além de ser extremamente meticuloso com todos os trabalhos que realiza. Esse mix de talentos e qualidades tem o poder de transformar a realidade, fazendo um simples anúncio se tornar uma propaganda que emociona e que tira o consumidor do lugar comum”, diz Eduardo Lima, diretor executivo de criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi.

Site: http://cargocollective.com/boppido

 

Jairo Anderson

VML

“Hoje eu não faço apenas publicidade, digital ou roteiro. O que eu faço é algo que chamo de comunicação contemporânea. Sei que a internet pode tornar as pessoas mais estúpidas do que elas realmente são. É exatamente isso que tento mudar no meu trabalho”, explica o próprio redator da VML Jairo Anderson em sua página do LinkedIn. Criador de campanhas para clientes de nível mundial na agência do Grupo Newcomm, Anderson foi importante em campanhas de destaque em 2014 como “Netflix na Copa” e “Orange na Parada”, uma ação da série “Orange is the New Black” na Parada Gay de São Paulo.

O diretor-executivo de criação da VML, Silmo Bonomi, classifica Anderson como um profissional de vanguarda. “Mais do que um redator, o Jairo é um cara de conteúdo. Ele era aluno do McKee muito antes do storytelling estar na moda. Ele segue perfis que não estão na moda, vê filmes que não estão na moda, lê livros que não estão na moda e ouve bandas que não estão na moda. Por não estar na moda, parece que o Jairo está em outro lugar, espiando tudo de longe, ouvindo, testando e aprimorando para criar campanhas que fazem e vão continuar fazendo sucesso com marcas e consumidores. Estejam eles na moda ou não”, resume.

Site: https://br.linkedin.com/in/jairoanderson

Diego Limberti

J.Walter Thompson Brasil

O diretor de arte Diego Limberti está trabalhando com projetos de clientes que todo jovem publicitário gostaria de participar. Atualmente o profissional da J.Walter Thompson cria campanhas para Coca-Cola, Johnson & Johnson, Nestlé e Tramontina. Prestes a completar 30 anos em 2015, tem em seu currículo premiações recentes no Cannes Young Lions Brazil, Effie Awards, El Ojo e Wave Festival.

Segundo o diretor de criação da J. Walter Thompson Brasil, Fábio Simões, as principais qualidades de Limberti que podem colocar o jovem em mais destaque no ano de 2015 é o estilo próprio e a vontade real de ouvir críticas. “Essas qualidades dão ao Diego uma grande vantagem em um panorama de profissionais com pouco talento real. Ele tem uma voz própria, capacidade e chances de criar algo novo que pode criar um real impacto a longo prazo no mercado. Ele não será mais um caso daqueles one-hit-wonders que criam um único vídeo-case que ninguém lembrará no ano seguinte” aposta.

Site: diegolimberti.com

 

Silvio Medeiros e Marcio Fritzen

Ogilvy

O diretor de arte Silvio Medeiros (esq.) e o redator Marcio Fritzen (dir.)

Apesar de estarem na faixa de idade abaixo dos 35 anos, pode-se dizer que a dupla da Ogilvy formada pelo diretor de arte Silvio Medeiros e o redator Marcio Fritzen já é praticamente uma realidade no mercado de novos talentos da publicidade brasileira. A tendência é que os dois continuem aparecendo com destaque para em não muito tempo assumirem desafios em cargos inclusive de maior responsabilidade.

Com apenas 32 anos, Medeiros celebra em 2015 uma carreira de 15 anos na área. Ainda em 2004, tornou-se o diretor de arte mais premiado do Paraná, quando crescia como criativo na Loducca Sul. Dois anos depois, foi eleito pelo Young Creatives Brazil como o melhor diretor de arte brasileiro com idade abaixo dos 28 anos e representou o país no Young Lions Competition em Cannes. Antes de ser contratado pela Ogilvy, somente há três meses, chegou a fundar e liderar por dois anos como diretor de criação a startup Heads São Paulo, levando a agência a receber prêmios grandes como o Sol de Bronze no Fiap/Miami 2014 e se tornar uma das 20 primeiras do Brasil. Além disso, no ano passado foi o sexto brasileiro melhor ranqueado na lista da prestigiada revista Luzer’s Archive.

No mesmo ritmo, o redator Marcio Fritzen começou a carreira aos 19 anos em Porto Alegre e hoje acumula 16 anos de experiência e consagrações importantes como publicações na revista Archive e Contagious, além de prêmios nos festivais de Cannes, Fiap, El Ojo, Clio, e Clube de Criação de São Paulo. Foi Young Lions em 2008 e, em 2010, venceu o Prêmio Cemusa, competição entre todos os ex-Young Lions até então. Igual ao parceiro de dupla, também encabeçou o projeto de uma startup da DM9Sul em Porto Alegre como diretor de criação antes de ir para Nova York e ser considerado pela Archive o oitavo melhor roteirista publicitário do mundo. De volta para o Brasil na Ogilvy, cria para clientes globais do tamanho de Allianz e Coca-Cola.

Para o VP de criação da agência, Aricio Fortes, “a dupla é completa, possuem senioridade e experiência suficientes para brilhar no mercado”, afirma.

Sites: http://cargocollective.com/silviomedeiros