Vida é aquilo que acontece enquanto você está ocupado, fazendo planos. Foi o que disse John Lennon na belíssima música Beautiful Boy (Darling Boy), dedicada ao seu filho Sean.

De fato, muito coisa interessante está acontecendo agora ou está por acontecer, sem necessariamente nos darmos conta. E isso é importante tanto no âmbito pessoal como no profissional.

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Se, no campo pessoal, deixamos de viver bons momentos, simplesmente por ignorar o que se passa ao nosso redor, no profissional, perder a oportunidade de potencializar datas ou eventos especiais é um descaso imperdoável.

Aniversário da empresa, o atingimento de uma marca expressiva de produção, a conquista de um cliente de grande visibilidade ou outros fatos internos, muitas vezes, são desprezados ou esquecidos.

Outras datas expressivas, sejam aquelas comemorativas ou as já típicas do calendário promocional (Dia das Mães, Dia dos Pais, dos Namorados, Natal etc.) ou ainda outras menos óbvias, mas com grande potencial, podem ser encaradas como meros eventos corriqueiros, deixando-se assim escapar uma excelente oportunidade.

Essa preocupação com o aproveitamento do timing perfeito para as ações de marketing tem me impactado muito ao longo da minha carreira.

Já lancei mão desse tema para alguns artigos, aqui mesmo neste espaço, tempos atrás. Saber o momento certo para, por exemplo, oferecer uma moto para um fazendeiro, me inspirou, na época em que trabalhava na Honda, a fazer um levantamento de períodos de safras no Brasil.

É no momento em que comercializa seus produtos agrícolas que o fazendeiro tem dinheiro para comprar bens de maior valor.

Sintonizar a comunicação nesse momento mágico é a forma de potencializar a ação e garantir resultados. O marketing moderno busca essa sintonia para ganhar maior efetividade. Acompanhar de perto a jornada do consumidor, sabendo discernir a hora de nutrir o relacionamento e aquela de vender, é uma tarefa prioritária dos profissionais de marketing e comunicação.

Acompanhar os principais eventos e saber tirar o melhor proveito deles é igualmente importante. Tudo está muito parecido no mundo do marketing e no da comunicação.

Conseguir se diferenciar e conquistar visibilidade nesse mar de múltiplas comunicações e acontecimentos exige um esforço que saia do lugar-comum. Um bom exemplo pôde ser observado na semana passada, quando tivemos mais um dia 4/4.

A data acabou virando o Dia do Jipe. A percepção de 4 de abril poderia ser trabalhado como 4 x 4 é de quem está antenado em datas de uma maneira descondicionada, enxergando além do óbvio. Em compensação, o já desgastado 1º de abril não rendeu muitas ações, a não ser alguns anúncios bem-humorados.

No campo dos eventos, as feiras e exposições são também excelentes catalisadores de vendas por reunir num só local comprador e vendedor, num ambiente neutro e propício para a geração de negócios.

Já os eventos esportivos e de entretenimento são oportunidades de sintonizar a marca a um estilo ou a um território desejado para se projetar e elevar sua imagem.

Apoiar-se em datas e eventos especiais como forma de diferenciação e de potencialização de ações é, portanto, um artifício que não pode ser ignorado. Pensando em tudo isso, a Fenapro decidiu lançar o Datas & Eventos 2016.

Trata-se de um calendário com as principais datas e eventos de 2016, de interesse para publicitários e todos aqueles que estão dedicados ao planejamento de ações de comunicação e marketing.

O calendário pode ser acessado pelo site da Fenapro: www.fenapro.org.br. É mais um recurso para não deixar você desperdiçar oportunidades em 2016.

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda)