“É a audiência sendo testada one to one”, Andrea Siqueira

Diretora-executiva de criação da Isobar Brasil é jurada na competição Creative e-Commerce

Andrea Siqueira, diretora-executiva de criação da Isobar Brasil, estreou no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions ao integrar o time de jovens profissionais que participaria do projeto Young Lions Brazil, em 2000. De lá para cá, ela acompanhou diversas outras edições do festival como participante, porém, 18 anos depois, fará outra estreia, desta vez como jurada na competição Creative e-Commerce. Na sua visão, a área, que será inaugurada este ano, deve trazer uma parte dos cases de sites e apps que pertencia à antiga categoria de Cyber. Confira a seguir trechos de sua entrevista ao PROPMARK.

Marçal Neto/Divulgação

Expectativa
Minha primeira vez no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions foi no ano de 2000, representando o Brasil na competição Young Lions. De lá para cá, inscrevi vários trabalhos no festival e já participei de diversas edições como delegação. Este ano, pela primeira vez, recebi o convite para ser jurada na categoria Creative e-Commerce. É uma responsabilidade grande, pois é uma categoria nova. Então, a expectativa e a curiosidade do que está por vir são bem grandes também.

Young Lions
Na época, eu trabalhava na DM9DDB como redatora júnior. Com Marcelo Kertész, minha dupla no Young Lions, fomos representar o Brasil em Print. Lembro-me que recebemos um briefing e passamos 24 horas criando o anúncio. Ficamos em terceiro lugar. A experiência foi muito maior do que imaginava.

Responsabilidade
É uma grande responsabilidade julgar categoria estreante. O Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, isso representa 65% da população, e a maioria das transações é feita ali na tela do smartphone. Se a jornada desse consumidor não for criativa e interessante, ele desiste. É a audiência sendo testada one to one.

Cases
Estou estudando os cases. Meu julgamento online, que ocorre antes do festival, não começou. Recebi alguns cases de fora, mas poucos do Brasil. Alguns trabalhos, não exatamente da minha categoria, chamam a atenção, como por exemplo, o filme da Apple, do Spike Jonze, que é incrível. Foi premiado no D&AD e, com certeza, será premiado no Cannes Lions. O Brasil já conquistou Grand Prix e teve trabalhos muito relevantes nas categorias Mobile e Cyber no passado. Acredito que agora temos muitas chances de voltar a ter bons trabalhos em Creative e-Commerce e nas demais novas categorias.

Importância do Festival
Ganhar um Leão no Cannes Lions pode contar ponto no bônus do anunciante tanto quanto no do criativo, e isso é bom, é negócio, move a indústria, emprega mais pessoas.

Creative E-commerce
Acredito que uma parte de sites e apps que concorria na antiga categoria Cyber estará, este ano, em Creative e-Commerce. Imagino que as ideias inscritas nesta categoria são projetos que tornem a jornada do consumidor, do encantamento à transação, leve, divertida e eficiente. Apps como Uber, iFood e Spotify, entre outros, são ótimos exemplos do uso criativo no e-commerce e espero ver ideias como essas.

Inspiração
O festival continua sendo uma grande fonte de inspiração para o criativo. Há muita comparação entre Cannes e SXSW, mas acredito que os dois são complementares e igualmente inspiradores. Antigamente, as salas do Palais ficavam lotadas para ver os filmes que hoje podemos ver na internet, mas o festival é mais do que isso.

Mudanças
Antes tarde do que nunca. Uma semana está de bom tamanho para um festival de criatividade. O mercado pede sustentabilidade nos negócios e o fim do desperdício. Um festival mais conciso será mais eficiente e produtivo. E os Leões serão mais valorizados.

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