Divulgação

A Interbrand São Paulo venceu o Red Dot 2015, um dos mais prestigiados prêmios do design mundial. A  consultoria líder global em branding ganhou o prêmio com o case Best Bairro Brands, um estudo da Interbrand sobre o que as grandes marcas podem aprender com as marcas de bairro.

Trata-se de um olhar sobre as marcas locais de São Paulo. Anualmente, a Interbrand lança um estudo que levanta uma discussão relevante para o branding brasileiro. Para 2014, procurava por uma abordagem provocativa e atraente. A Interbrand aplicou a sua metodologia exclusiva de avaliação de marcas – utilizada para elaboração dos rankings anuais das Best Global Brands e Best Brazilian Brands – às marcas locais da cidade.

Os paulistanos foram convidados a indicar, por meio das redes sociais, quais marcas de bairro consideravam as melhores. Elas foram triadas e estudadas sob 10 critérios: clareza, comprometimento, proteção, capacidade de resposta, autenticidade, relevância, diferenciação, presença, consistência e entendimento . “Durante a pesquisa, aprendemos que essas marcas se tornam fortes pelas mesmas razões que as grandes. Negócios de bairro funcionam como perfeitos ecossistemas, permitindo observar aspectos complexos do branding, com insights valiosos”, diz Daniela Bianchi, managing director da Interbrand.

O caso virou um livro de bolso com linguagem poética e visual divertido, inspirado nas páginas amarelas. O Best Bairro Brands desperta memórias afetivas e provoca a reflexão sobre branding, trazendo o tema para o cotidiano.

Beto Almeida, também managing director da Interbrand, afirma que “o projeto que nasceu pequeno e local, se tornou maior do que a Interbrand, e por isso optamos por uma solução verbal e visual que aproxima o conteúdo do dia a dia das pessoas de um jeito próximo, divertido e estiloso”. 

O conteúdo do Best Bairro Brands está disponível gratuitamente para download e consulta no blog da Interbrand. O evento premiação do RED DOT será em novembro, em Berlim. Os cases ganhadores serão transformados em uma exposição itinerante que passará por Museus de Design da Europa e Ásia.