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A Advertising Age reuniu 17 líderes de opinião do mundo do marketing e da comunicação, além dos seus leitores, para escolherem as top 15 campanhas publicitárias do século 21.

Fizeram parte do júri top executives de grupos de comunicação e também de anunciantes, tais como Pepsi e Mondelez.

Apesar de ser um ranking dos EUA, acho que vale uma análise nossa, já que o mercado americano, pela sua grandeza e sofisticação, acaba sendo uma referência para o mundo todo.

Primeiro, vou simplesmente relacionar os cases na sua ordem de votação, depois, vou procurar extrair o que as campanhas selecionadas têm mais em comum. Vamos lá:

1 – Dove real Beauty (Real Beleza). Uma linha de campanha primorosa pela sua capacidade de se diferenciar e engajar mulheres em torno de um conceito: a beleza da mulher não está simplesmente na sua aparência. Um conceito tão forte que já tem dez anos e continua rendendo derivações poderosas;

2 – Nike Plus. Mais do que uma campanha, a Nike agregou um serviço pioneiro, ajudando seus consumidores a monitorar sua atividade física, por intermédio de uma pulseira linkada ao tênis;

3 – BMW – The Hire. Um belo uso de brand content, com uma história que tem como protagonista um carro da BMW;

4 – Old Spice – The man your man could smell like. Uma campanha que você assiste com um sorriso nos lábios. Bom uso de humor e nonsense;

5 – Red Bull – Stratos. A Red Bull criando um fato dentro do conceito Te dá Asas: um salto de paraquedas da estratosfera que foi acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo;

6 – Burger King – Subservient chiken. Burger King trolando e brincando com a concorrência. Uma linha que vem rendendo prêmios e mais prêmios nos festivais e posicionando o seu CMO, o brasileiro Fernando Machado, como um dos expoentes do marketing no mundo;

https://youtube.com/watch?v=bBsEJKRM-oQ%26nbsp%3B

7 – American Express – Small Business Saturday. Uma campanha integrada levantando a bandeira do pequeno negócio nos EUA. Resultado excepcional que foi merecedor de Grand Prix em Cannes; 8 – Apple – Get a Mac. Uma campanha bem ao estilo de comparação de atributos com a concorrência, como gosta o americano;

9 – P&G – ThankYou, Mom. A sacada genial da P&G em patrocinar mães de atletas olímpicas. Emoção pura!;

10 – American Legacy – Truth. Campanha antitabagista de muito sucesso nos EUA;

11 – Heineken/Dos Equis – Most Interesting Man in the World. Humor e nonsense muito bem aplicados;

 

12 – Metro Trains – Dumb ways to die. Uma campanha recordista de Grand Prix no Cannes Lions. Uma forma “divertida” de prevenir acidentes em estações de trens de Melbourne. Uma animação primorosa com uma musiquinha que não sai da minha cabeça até hoje;

13 – Bud – Whassup. Uma brincadeira que viralizou total – Lembra? Whassaaaaaap?;

14 – Chipotle – Back tothe start. Também ganhou um monte de prêmio em Cannes e outros festivais. Combinação perfeita de animação e trilha, vendendo o respeito aos animais;
e, finalmente,

 

15 – Unicef – Tap Project. Campanha que catapultou a Droga5, de David Droga, para o topo das agências mais reconhecidas dos EUA. A ideia foi convencer os clientes de restaurantes a acrescentar um dólar na sua conta para garantir recursos para aumentar a oferta de água para populações carentes na África.

Muito bem, antes de fazer minhas considerações finais, recomendo que você entre no site da AdAge e veja case a case, com toda a descrição. É uma aula!

Mas o que podemos concluir frente a esses cases fantásticos? Para mim, a conclusão básica e definitiva é: não há receita de bolo! Alguns dos cases, usam emoção pura; outros, humor; outros, o approach social ou de prestação de serviços; e alguns são simplesmente produções primorosas, sob um conceito perfeito. O uso desses ingredientes com maestria vai depender de diversos fatores e atributos de cada produto ou serviço. Mas cases vencedores como estes servem como referência e inspiração.

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) (alexis@fenapro.org.br)