O cenário é positivo para o investimento global em publicidade em 2016, refletindo o crescente foco em formatos mobile e o impacto de eventos esportivos e políticos em várias partes do mundo. Para o ano é esperado um crescimento de 4,4% – maior que a estimativa divulgada em 2015, que era de 3,1% -, levando o valor total a US$ 561 bilhões. Em 2017, espera-se um crescimento em torno de 3,7%.

Na região da América Central e Sul, espera-se um crescimento de 5,5% nos investimentos, que totalizarão US$ 39 bilhões. É uma queda em relação a 2015, que deve continuar em 2017, quando o crescimento esperado é de 4,9%. O vetor do crescimento este ano é o Brasil e os Jogos Olímpicos. Fora o evento, segundo o relatório, o Brasil encontra-se em situação recessiva, talvez a mais longa desde os anos 30. Pelo primeira vez na década, o índice de consumo caiu, bem como o mood geral dos consumidores. Na Argentina, segundo maior mercado da região, o investimento em publicidade também cresce 4,5% em um cenário bastante duro, dominado por formatos digitais, em especial o mobile, que deve render à indústria local mais de US$ 500 milhões em faturamento.

No apanhado geral de regiões, a América do Norte mantém a hegemonia e terá crescimento de 4,7%, sendo que em 2017 esse percentual cai bastante, para 2,5%. Os Estados Unidos são responsáveis por 93% desse investimento, sendo que publicidade online representam US$ 66 bilhões do total, chegando bem próximo do investimento em TV – e com previsão de ultrapassá-la em 2017.

O maior crescimento se encontra na região Ásia/Pacífico, onde os investimentos em publicidade crescem 6,2% este ano e outros 5,6% no ano que vem. Ao todo, US$ 18 bilhões serão gastos na região nos próximos dois anos, totalizando um investimento total  de US$ 167 bilhões. A maior parte vem, naturalmente, da China. O Japão, terceiro maior mercado globalmente, cresce em ritmo mais lento. Na Europa, que desde o ano passado, segundo a Warc, cedeu seu histórico lugar de segunda região de maior investimento em publicidade mundialmente para Ásia/Pacífico, tem crescimento mais modesto, da ordem de 3,3%, totalizando US$ 150 bilhões em 2016. Em 2017, a previsão é de um crescimento de 2,9%.

No Oriente Médio e na África, o maior investimento vem dos países árabes que juntos – incluindo Israel – já representam o oitavo maior mercado publicitário mundialmente.

Segundo o Warc, de uma maneira geral países emergentes devem crescer 4,3% esse ano, enquanto os mais maduros não ultrapassarão os 2,1%.

O investimento em mobile será este ano da ordem de US$ 90 bilhões e responsável por 44% dos investimentos totais. As verbas destinadas à propaganda online tradicional estacionaram em US$ 112 bilhões e tendem a cair, fazendo do mobile o único grande vetor das verbas online no futuro.  Dentro de mobile, o faturamento das redes sociais cresce rapidamente: ultrapassou US$ 10 bilhões em 2015 e deve chegar a US$ 28 bilhões em 2017, representando 31% de todo o investimento em mobile. Ainda dentro de mobile, o vídeo deve representar US$ 10 bilhões em investimentos em 2017, sendo que a verbas destinadas a ferramentas de busca devem chegar a US$ 40 milhões no mesmo ano.