Você já deve ter percebido que a internet está transformando a forma como as pessoas fazem negócios, certo? Este é um fato indiscutível. Para se ter ideia, os usuários de internet no Brasil já ultrapassam os 100 milhões. Quase metade destes internautas usa smartphones e acessa a internet em boa parte do dia.
Quer mais? 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisas de compras em lojas virtuais. Isso torna o mobile principal canal para atividades comerciais. Estes dados formam parte de um contexto gigantesco, que nos faz indagar se o marketing na web está acabando com o tradicional.
A pergunta a ser feita é: o digital vai mesmo matar o off-line? Não seria isso um exagero?
Durante muito tempo, o marketing tradicional fez parte do dia a dia das empresas. Hoje em dia, porém, essa forma de promover negócios vem perdendo força – ou ao menos – tomando outra forma. Isso por conta do crescimento do marketing digital.
Panfletos, eventos, outdoors, anúncios de TV e spots de rádio ainda funcionam, mas como “menos poder” que antigamente. Simplesmente porque a internet vem causando uma revolução.
Também pudera, o marketing digital é de longe mais econômico, mais preciso, ágil, imediato, eficiente e ajustável (campanhas online podem ser modificadas a qualquer momento), e por isso gera mais resultados na hora de promover serviços e produtos.
Mas o off-line vai morrer mesmo?
Não. Seria exagero de minha parte dizer que o marketing off-line será “varrido do mapa”. Mas uma coisa é certa: empresas que focam apenas em marketing tradicional estão com os dias contados. Já que os clientes são digitais, não faz sentido continuar analógico.
Até pouco tempo, apostar na internet era uma questão de escolha. Anunciava em canais online “quem quisesse” ou quem tivesse uma necessidade específica. O peso dos canais digitais é maior hoje em dia.
Os consumidores modernos pesquisam na internet sobre um produto antes de efetivamente comprá-lo. Interagem, perguntam, conversam em comunidades sobre marcas, serviços e produtos. Isso mostra que o poder estar nas mãos de quem compra.
Sem sair de casa, as pessoas podem conhecer melhor o que tanto desejam adquirir.
Também destaco que os seus interesses devem ser levados em consideração antes de definir investir apenas em marketing off-line ou em marketing online, ou em ambos.
Os meios tradicionais, embora estejam perdendo espaço, ainda têm o seu valor. Mas investir na internet hoje é fundamental. Isso se você quiser que sua empresa conquiste mais clientes, se posicione no mercado, aumente a credibilidade e mantenha o fluxo comercial a todo vapor.
Acredito que chegará um tempo em que os termos digital e off-line sairão de cena, e somente o marketing irá nortear as estratégias empresariais. Em outras palavras, marketing será apenas marketing.
Pedro Quintanilha é empreendedor e líder da marca Mentalidade Empreendedora