Um dos pioneiros da internet no Brasil, escritor e professor da Escola de Negócios da PUC-Rio, Jack London lança no próximo dia 19 de março o livro “O Mundo Real vai Acabar Amanhã” (Editora Imago), sobre tecnologia e comportamento. London mostra como a tecnologia afeta a vida cotidiana das pessoas e aborda temas como o papel das novas tecnologias que vão dominar o dia-a-dia no trabalho, no lazer, na educação e no planejamento da vida das pessoas em um futuro próximo.
“A era digital como conhecemos hoje está com seus dias contados. Internet, smartphones, redes sociais, e-commerce vão passar por uma enorme mutação: a mutação da realidade digital para a simulação permanente do real”, diz o autor.
Conhecido por ter integrado as equipes de projetos de empresas como Google e Ideiasnet, criador do primeiro site de e-commerce do Brasil, hoje conhecido como Submarino, e primeiro presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Jack London menciona uma pesquisa da Universidade de Ciências de Kaiserslautern, na Alemanha, que monitorou as reações de um usuário do Oculus Rift, óculos de realidade aumentada desenvolvido pela Oculus VR, ao fazer uma série de movimentos diferentes, como voar sobre cenários virtuais montado em dragões ou andar a cavalo em alta velocidade. London quer provar no livro que não há limites para as novas propostas do mundo paralelo da realidade virtual.
“Não é um processo que se iniciou hoje e o amanhã pode ser um tempo mais ou menos visível. Se você dissesse ao seu avô que seu trabalho é ficar o dia inteiro sentado em frente a uma tela, o que ele diria? Não há arados, não há teares, não há elementos físicos prevalentes em seu trabalho? O que ele não poderia entender é que já vivemos, numa certa medida, num ambiente de simulação do real”, diz London.
Sua palestra será às 19h30 do dia 19, no Auditório da Escola de Negócios da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea).