O One Club For Creativity, entidade que promove o One Show e ADC Awards, em Nova York, acaba de anunciar mudanças para 2019. Novas disciplinas serão contempladas pela premiação, entre elas, Creative Effectiveness, Creative Use of Data, Digital Craft, Experiential & Immersive (em substituição a categoria Responsive Environments), Integrated (anteriormente Cross-Platform), Interactive & Online (anteriormente Interactive) e Radio & Audio (anteriormente apenas Radio).

Pela primeira vez, a premiação também vai aceitar inscrições para o Green Pencil, que reconhece a excelência de propagandas com teor de consciência ambiental. Nos últimos anos, o reconhecimento era feito apenas com base em indicações. Outra novidade é a atualização da categoria Mobile-First Video Advertising, que entra em seu segundo ano patrocinada pelo Facebook. As inscrições contemplam apenas vídeos verticais de marcas veiculados apenas em smartphones. Nesta edição, ela foi subdividida em duas subcategorias: uma para vídeos de até 15 segundos e outra para peças acima dessa duração.

Para Kevin Swanepoel, CEO, The One Club for Creativity, as novas categorias no One Show fortalecem a indústria como um todo, uma vez que o valor das inscrições é integralmente convertido para fomento ao mercado, por meio de programas educanais e de capacitação desenvolvidos pela organização mundo afora. E para marcar as novidades, o One Club For Creativity divulga a campanha Win Pencil, Draw Respect desenvolvida pela agência Zulu Alpha Kilo, de Toronto. Os filmes marcam ainda a abertura das inscrições para edição 2019 dos prêmios.

O primeiro deadline vai até 30 de setembro. A segunda chamada vai até 30 de novembro e a última data, em 31 de janeiro de 2019. Os jurados do One Show serão anunciados em breve. A campanha contempla pôsters, banners e vídeos bem humorados que exploram como a vida dos criativos mudam completamente após ganhar o famoso lápis do One Show.

“Nós temos ouvido dos criativos ao longo dos anos como ganhar um lápis do One Show impulsionou suas carreiras a um nível mais elevado”, destacou Swanepoel. “Então, mesmo que a campanha da Zulu Alpha Kilo tenha um tom bem humorado e de brincadeira, ela passa sua mensagem porque está baseada na verdade”, ressaltou o executivo.

Vale lembrar que o Brasil costuma ser bem posicionado na premiação. Na 45ªedição do The One Show, realizada em maio deste ano, a AlmapBBDO foi a mais premiada da Ibero-América. A agência também foi eleita Agência Brasileira do Ano pelo festival.  Grey, R/GA, FCB Brasil, DM9DDB, Ogilvy entre outras também foram premiadas.

Leia mais
Veja como foi o desempenho brasileiro no ADC Awards
Almap é a Agência Brasileira do Ano no One Show
The One Show: veja as campanhas brasileiras premiadas no primeiro dia