Thiago Regis é diretor de arte e novos negócios da Pílula Criativa

Pense rápido: qual a relação entre química e marketing? Para os mais céticos nenhuma. Mas, na verdade, a cada reunião, processo criativo e desenvolvimento de conteúdo para campanhas publicitárias, paira no ar uma fórmula química imbatível, responsável pelo sucesso de qualquer anúncio e invisível aos olhos. Confira os elementos essenciais para o marketing digital de sucesso:

Estratégia – o elemento vital das campanhas

Não é à toa que a estratégia possui quatro ligações na fórmula química do marketing. A atividade executa o mesmo papel do carbono e é o elemento vital para a vida humana, uma boa campanha precisa de planejamento estratégico para funcionar. Para isso, ela está no centro, conectada à inovação, métricas, criação e plataforma.

Inovação – o oxigênio do marketing

Já disse Lavoisier, o pai da química moderna: “na natureza nada se cria, tudo se transforma”. No marketing esse tema também é válido, mas para evitar a mesmice é preciso oxigenar as campanhas com boas ideias. Neste ponto entra a inovação, o oxigênio de qualquer processo criativo, ligado a dois elementos essenciais, estratégia e criação.

Criação – nitrogênio puro!

Criação e nitrogênio (conhecido por manter três ligações) têm muita coisa em comum. Ambos estão disponíveis em larga escala, atendem a várias funções e, com as ligações certas, podem causar uma verdadeira explosão. No caso da química do marketing, os três elos da criação (estratégia, inovação e conteúdo) fazem as campanhas “bombarem” nas mídias digitais.

Conteúdo, Métricas e Plataforma – simples e essenciais

Analisar as métricas, escolher uma plataforma e desenvolver o conteúdo podem ser atividades mais simples se comparadas com inovação, criação e estratégia. Mas assim como o hidrogênio na natureza, a simplicidade não diminui a importância de cada um desses elementos. Basta apenas uma ligação certeira para garantir o sucesso da campanha.

 

* Diretor de arte e novos negócios da Pílula Criativa, agência especializada em campanhas online e offline