Sérgio AlmeidaO conceito de formador de opinião existe desde antes do início da comunicação como a conhecemos hoje.  São pessoas que têm a capacidade de influenciar as escolhas e opiniões de outras pessoas, seja ocupando uma profissão de destaque, como modelos e esportistas, ou por manter boa reputação em seu nicho, como especialistas em tecnologia, comunicação, entre outros. Com a evolução da internet, as ações e o alcance das mensagens dos influenciadores foram expandidos, chegando a milhões de pessoas ao mesmo tempo. Dessa forma, os influenciadores representam alternativas para empresas que investem em marketing digital, pois conectam a mensagem ao público e realizam um trabalho que se reverte em resultados de imagem para as marcas.

Confira cinco pontos que identificam um formador de opinião do século 21:

Interação franca com o público – um influenciador digital é capaz de se relacionar com seus seguidores e fãs, promovendo conversas e até mesmo esclarecendo pontos polêmicos sobre sua vida e carreira. Porém, é preciso ficar atento, pois franqueza não pode ser confundida com discussão e bate-boca.

Credibilidade – a mensagem do influencer marketing só é aceita pelo público se o influenciador tiver boa reputação e imagem perante os outros usuários. Esse status é obtido ao longo dos anos com demonstrações de respeito com todos os fãs.

Audiência – uma audiência tanto quantitativa (em números) quanto qualitativa (com interações) em suas redes sociais é importante para garantir que a mensagem chegue a muitas pessoas.

Boa comunicação – o formador de opinião tem facilidade para conversar com usuários em qualquer mídia. Ou seja, ele transmite uma mensagem clara, direta e com a linguagem adequada para os fãs.

Atuante – por fim, ele deve postar conteúdo com frequência e ter uma boa presença midiática. Afinal, se o influenciador conversa com seu público apenas uma vez por mês, logo perde audiência e deixa de influenciar seus fãs.

*Diretor de operações da iFruit