divulgação

 
A agência de sound branding Zanna Sound  faz as vozes de diversos equipamentos da cidade do Rio de Janeiro que servirão aos cariocas  e a um grande número de turistas durante as Olimpíadas, como o novo trem  VLT, que circula no centro da cidade, o Metrô Rio e o aeroporto Santos Dumont – além de outros pelo Brasil. Segundo Zanna, sócia e diretora da agência, e ela própria a voz do Metrô Rio, o que as três vozes têm em comum é a identidade feminina e a inovação de  fugirem do perfil sisudo e robótico de outros tempos. 
“Agora todas têm uma pegada direta, simpática e próxima”, diz Zanna. 

Ela acredita que as vozes que irão receber pessoas de todos os cantos do mundo “têm uma pegada diferente” e estão quebrando o paradigma no jeito de falar, no texto e com isso mudando a percepção dos passageiros da cidade.

 “A maioria dos transportes no mundo que usam um sistema de som usam um tom estranho, frio. Aqui isso está mudando. Está nascendo uma  geração de vozes simpáticas, próximas, pessoas de verdade. E o passageiro está se sentindo muito mais bem recebido e a experiência é muito mais agradável. Gente gosta de gente e quer ser tratada como gente! “, observa. 

Ela conta que, historicamente, a comunicação dentro dos meios de transporte esteve sob o comando da área de operações – em geral liderada por engenheiros, o que ajuda a explicar a opção por vozes mais distantes e se assemelhando a máquinas. 

O Metro Rio teve seu projeto de sound branding e identidade sonora implementado em 2011 e, na ocasião, segundo conta Zanna, o departamento de marketing puxou a responsabilidade para si e o tema ganhou grande relevância e visibilidade dentro e fora da empresa.

“Ao mensurar o impacto da ação através de pesquisa, a Troiano Branding, depois de um ano de implementação do projeto, descobriu que a segunda mudança mais percebida pelos usuários acima de 18 anos foi o som, perdendo somente para os novos trens, e que a voz foi aprovada por 81% das pessoas entrevistas. Na Copa, o metro inovou mais uma vez: gravou todas as mensagens em inglês para facilitar os estrangeiros – o que parece óbvio para uma cidade internacional, mas nem sempre o que parece óbvio acontece na prática”, observa Zanna. 

 O projeto teve repercussão internacional quando ganhou o prêmio de melhor case do ano em 2013 pela ABA, Audio Branding Awards na Alemanha, e serviu de inspiração para o sistema de som do metro de Viena, na Áustria. 

Para o VLT, transporte de ponta lançado recentemente no Rio de Janeiro, a voz escolhida por Zanna foi Chris Araripe, que inaugurou seu tom informal e carioca exclusivamente para as olimpíadas.  Ela participou de uma seleção de mais de 25 vozes conduzidas pela Zanna Sound. 

 
 https://player.vimeo.com/video/172963050
 
A atriz e locutora Ana Paula Aquino é a voz do Santos Dumont e dos demais aeroportos da Infraero. Conheça o case: 
 
https://player.vimeo.com/video/97884873
 
 No Aeroporto Internacional de São Paulo, o GRU Airport, Simone Klias dá o recado simpaticamente. No metrô da Bahia, a voz é da atriz e performer Adelena Rios.