Folha e Estado tiveram incremento em anúncios e projetos; Extra foi destaque

 

Acontecendo oficialmente pelo terceiro ano no Brasil, a Black Friday – tradicional data do varejo nos Estados Unidos em que os produtos são comercializados com grandes margens de desconto – ganhou maior relevância em 2013, quando extrapolou o ambiente online, onde teve origem no país, para ganhar as lojas físicas. Outro reflexo poderoso aconteceu na mídia offline, que viu uma enxurrada de anúncios de oportunidade ganhar a grade das emissoras de TV e as páginas dos principais jornais. “No ano passado, os anunciantes apareciam muito no on e pouco no offline. Agora, eles estão descobrindo que não dá para fazer uma mídia só”, analisou Ruy Mendonça, diretor comercial de O Estado de S. Paulo.

O executivo destaca que a união dessa nova visão por parte das marcas com outros elementos significativos do mercado fez da data um dos recordes comerciais para o jornal. “Foi, sem dúvida, uma das três sextas-feiras de maior faturamento comercial. O resultado é uma combinação de fatores onde se destacam o aquecimento do mercado imobiliário e o fato de a data cair no último dia útil do mês, por exemplo. Mas sem dúvida a Black Friday deu uma turbinada no resultado”, acrescenta.

Foi possível perceber uma enorme pluralidade entre os anunciantes, bem como nos formatos escolhidos para a comunicação. Na mídia impressa, estiveram presentes marcas como Casas Bahia, Decolar.com, Chevrolet, C&C, Telhanorte, TIM, Pontofrio, Azul e CVC. Na Folha de S.Paulo, que superou 25 páginas de anúncios alusivos à data, somando-se os diferentes espaços, o destaque foi para o especial imobiliário de 16 páginas que uniu publieditoriais e anúncios de empresas como Abyara, Even, Fernandez Mera, PDG, Rossi, OAS e RentOn. Já no Estadão, foi realizado um projeto comercial “raro”, conforme indicou Mendonça: “Todo o primeiro caderno foi reservado para um único anunciante: o Extra. Eles fizeram uma capa falsa, além de estar presente em todo o caderno, que é o mais nobre do jornal, com exclusividade”.

TV

Na TV, também foi possível presenciar o volume massivo dos anunciantes com campanhas exclusivas para a Black Friday. De acordo com relatório de monitoramento produzido pelo Controle da Concorrência, somente na praça de São Paulo aconteceram 307 inserções comerciais em alusão à data entre a quarta-feira (27) e as 13h da sexta-feira (29). O recorde ficou com Casas Bahia, que emplacou nada menos que 124 inserções. Em seguida aparecem Grupo Pão de Açúcar – Pão de Açúcar e Extra –, com 42, Chevrolet (39), Walmart (15), Fiat (13), Centauro (12), Colombo (10), Habib’s (9), CVC (8), Decolar.com (8), Pernambucanas (7), Magazine Luiza (6), Pontofrio (6), Etna (3), C&A (2), Lojas Americanas (2) e Tropo Bella (1). Foram consideradas as emissoras Globo, SBT, Record, Band e RedeTV!.