Divulgação

É intenso o movimento das emissoras de TV aberta, apoiadas pela Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV), para informar à população sobre o desligamento do sinal analógico na capital paulista e em 39 municípios da Grande São Paulo, no próximo dia 29 de março. Ao que tudo indica, o prazo para a virada do sinal digital será mantido na maior região metropolitana do país. A última pesquisa do Ibope, em janeiro, mostrou que 85% dos domicílios da área abrangida estão prontos para receber o sinal digital – portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prevê que 90% das residências devem estar aptas. A estimativa é que esse número deve ter sido alcançado, sendo que uma nova pesquisa será divulgada antes do prazo final, mas o adiamento pode ocorrer caso o percentual não seja atingido.

Além de campanhas informativas, as emissoras também fazem esforços com ações voluntárias para orientar as comunidades carentes. A Globo, por exemplo, com o apoio da Abert, Seja Digital, Senai e demais emissoras de TV, está oferecendo, dentro do programa Patrulha Digital, cursos de capacitação para formar disseminadores do conhecimento. As aulas são realizadas no Senai e contam com a equipe de tecnologia da Globo.

A Globo escalou talentos da emissora para protagonizar os filmes, como Ana Maria Braga e Fernanda Lima. Record TV, Rede TV! e SBT se uniram e criaram uma campanha com o mote TV livre, aberta e de graça, com a participação dos apresentadores Rodrigo Faro, Luciana Gimenez e Ratinho.

Já a campanha da Abert mostra uma tela toda chuviscada informando que, em breve, o sinal da TV aberta será só digital e é assim que a televisão ficará se não for trocado o aparelho ou se a pessoa não adquirir um conversor.

Outra ação é a distribuição dos kits gratuitos pela Seja Digital (empresa responsável pela digitalização no país) para beneficiários dos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Luz para Todos. Cerca de 1 milhão de conversores já foram distribuídos em São Paulo, sendo que a previsão é que sejam entregues no total 1,8 milhão. O prazo para o desligamento do sinal analógico de TV em todo o Brasil está marcado para 2023. A primeira cidade a ter o sinal desligado foi Rio Verde, no interior de Goiás, em 15 de fevereiro. O desligamento do sinal analógico é feito pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição dos Canais de TV e RTV (Gired).

Confira o vídeo da Abert: