A programação na TV aberta no Brasil é dedica majoritariamente ao conteúdo de entretenimento. É o que revelou o mais recente Informe de Acompanhamento do Mercado de TV aberta 2016, realizado pela Ancine. O estudo monitorou a grade da Band, CNT, Globo, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta e concluiu que 48,6% do conteúdo das emissoras foram dedicados ao entretenimento.

Os dados compilados referem-se a conteúdos programados para serem veiculados em São Paulo, onde está sediada a maior parte das emissoras cabeças-de-rede avaliadas. A porcentagem de conteúdo das demais categorias são respectivamente: Outros (21,6%), Informação (21%), Publicidade (6,2%) e Educação (2,7%).

Globo/Rafael Campos

Na categoria entretenimento, o SBT foi a emissora que mais investiu na modalidade, dedicando 78,5% da sua programação. Globo (70,3%) e TV Cultura (66,1%) seguem na sequência, no pódio. Na categoria Informação, a Record TV foi a emissora com mais tempo dedicado, com 36,4% de sua grade. Band (30,9%) e TV Brasil (26,2%) formam as primeiras colocações, seguidos Globo (25,7%), TV Cultura (22,4%), SBT (20,8%), Rede TV (9,6%), TV Gazeta (8,8%) e CNT (8,2%) aparecem na sequência. 

No quesito publicidade, a TV Gazeta é a que mais dedica sua programação a informes comerciais, com 45,3% de seu espaço. RedeTV! (5,5%)! e Band (3,5%) seguem na sequência. Vale destacar que o tempo destinado à veiculação de propaganda é subestimado, uma vez que não foram discriminados no levantamento os intervalos comerciais, e sim, apenas, o tempo destinado aos gêneros Político, correspondente ao horário político obrigatório, Telecompra, Sorteio e Chamada, que consiste na divulgação de programas da própria emissora. 

Quanto ao conteúdo dedicado à educação, os canais que menos dedicaram tempo na programação foram Record e SBT,  que não exibiram nenhum conteúdo com a temática. Band, CNT e Rede TV! dedicaram menos que 1% . Já a TV Gazeta se manteve com 1,5% e a Globo como 2,4%. Onde a categoria permanece melhor representada é na TV Brasil, que ocupa 9,2% na grade, e TV Cultura, com 10,5%.

A categoria Outros merece destaque na pesquisa. Faz parte dela o gênero Religioso. De 2012 para 2016 houve um crescimento total de 8% de espaço na programação religiosa na TV aberta, o maior entre todas as categorias (21,2% em 2016). Em Informação, o gênero Telejornal foi o que teve mais espaço, com 15,1% e no Entretenimento, o gênero Séries, com 11,9%.