O Facebook admitiu que superestimou as visualizações de vídeos publicitários, deixando agências e anunciantes, no mínimo, preocupados. A rede social reconheceu que, desde 2014, infla em até 80% o tempo que os usuários veem seus vídeos. Maior rede social com faturamento de US$ 17 bilhões em publicidade, o Facebook atribuiu o fato a um erro de cálculo, que foi corrigido.
O caso veio à tona após a revelação de uma carta enviada pela Publicis Media para seus clientes, à qual o Wall Street Journal teve acesso, em que a agência informa que o Facebook havia superestimado o tempo médio de visualização dos vídeos entre 60% e 80%, uma situação que a agência classificou de “inaceitável”.
Em comunicado, o Facebook se desculpou e afirmou que o erro foi corrigido, que isso não impactou no faturamento, e que eles estavam notificando seus parceiros. A nota esclarece ainda que a métrica foi renomeada e que “esta métrica é uma das muitas que os parceiros usam para avaliar as suas campanhas de vídeo”.
Segundo a rede social, a nova métrica batizada de “Average Watch Time” substituiu a “Average Duration of Video Viewed”.
Para a Publicis, o fato aponta a necessidade urgente de uma verificação por terceiros dos resultados do Facebook. “Essencialmente, eles deram novos nomes à métrica. Isso mostra mais uma vez a necessidade absoluta de haver uma verificação de terceiros na plataforma do Facebook. Dois anos relatando números de performance inflados é inaceitável”.