A Folha.com não é mais um site inteiramente gratuito. Segundo decisão do Grupo Folha notificado no próprio veículo, o portal passará a cobrar pelo seu conteúdo digital. Assinantes do jornal impresso e do UOL seguem com acesso irrestrito.

Segundo nota, os visitantes do site poderão ler até 20 textos por mês de forma gratuita. A partir do 21º, será pedido um cadastro ao usuário, que lhe dá a sobrevida de mais 20 notícias sem custo. A partir da 41ª nota, o internauta terá que pagar.

A nova política entra em vigor nesta quarta-feira (20), e tira também a marca Folha.com no ar, substituindo-a pela Folha de S.Paulo. O modelo de negócio é conhecido como “paywall”, similar ao utilizado pelo New York Times.

“A diferença entre jornal impresso pago e online gratuito, existente desde o inicio da internet, dá lugar a um modelo que reflete as mudanças na forma de produzir, distribuir e consumir noticia”, afirmou Antonio Manuel Teixeira Mendes, diretor-superintendente da empresa. No mês passado, o site da Folha somou 242 milhões de páginas vistas e 19 milhões de visitantes únicos.

Campanha

Para divulgar o novo modelo de negócio, a Folha recorreu a uma campanha criada pela Africa, que mostrará as vantagens do novo plano e o preço promocional da assinatura, de R$ 1,90 no primeiro mês e R$ 29,90 nos meses seguintes.