Mesquita Neto retorna ao posto de ceo, que ocupou por 15 anos

O Grupo Estado terá um novo presidente a partir de 1º de agosto. Silvio Genesini, que atuou como diretor-presidente nos últimos três anos, deixará a organização no fim do próximo mês, após processo de integração que firma o retorno de Francisco Mesquita Neto ao comando da holding, respondendo como ceo.

O executivo, acionista e membro do conselho de administração, já ocupou o posto durante 15 anos, entre 1988 e 2003. Também ocupou a presidência da ANJ por dois mandatos, entre 2000 e 2004, onde ainda responde como vice-presidente; a do grupo Totalcom, que controla a Fischer & Friends, de 2005 a 2008, atuando também como ceo do grupo Unialco, por dois anos.

A nomeação de Mesquita Neto foi aprovada por unanimidade pelo conselho de administração do Grupo Estado e contou com o apoio de todos os acionistas, segundo comunicado da empresa. “O movimento não desvia os rumos desta organização em seu modelo de profissionalização já bem consolidado”, afirma Plinio Villares Musetti, presidente do conselho de administração. “Francisco assume a presidência executiva com a missão de consolidar e implementar a visão estratégica de transformação do Grupo e apoiar os executivos nos planos para alcançá-la”, completa.

Mesquita Neto terá todas as diretorias do grupo sob sua liderança. Entre elas, une-se ao grupo na próxima semana Christiano Nygaard, que atuou nos últimos 20 anos no Grupo RBS e assume a posição de diretor de mercado leitor e operações do Grupo Estado.

Genesini estava no comando do Grupo Estado desde 1º de junho de 2009, oriundo da mesma função na Oracle. Na empresa de mídia, liderou principalmente os novos projetos digitais, como a chegada do jornal O Estado de S.Paulo ao tablet e a outros dispositivos móveis, e a reformulação do portal da publicação.