O Globosat Play, plataforma de canais on demand e ao vivo, completa três anos esse mês com 2,6 milhões de usuários cadastrados, 4,5 milhões de downloads dos aplicativo para iOS e Android e mais de 60 milhões de horas assistidas de todo o conteúdo disponibilizado pelo Globosat Play, que engloba 16 canais Globosat (GNT, SporTV, Multishow, Mais Globosat, GloboNews, Canal Brasil, VIVA, Gloob, Bis, Off, Canal Universal, Studio Universal, Syfy e Megapix).

“Depois de bater todos os seus recordes de audiência de 2016, o Globosat Play continua registrando ótimos números”, diz André Nava, gerente de Plataformas Digitais da Globosat.

Segundo ele, em maio o serviço ultrapassou  7,5 milhões de horas assistidas em toda a ‘família Play’ – o segundo melhor mês da plataforma desde seu lançamento, atrás apenas de agosto de 2016, período dos Jogos Olímpicos. “O mais interessante é ver o conteúdo de canais diferentes contribuindo para o resultado dessa audiência. Ao mesmo tempo em que as pessoas acompanham os desdobramentos da crise política no GloboNews Play ou assistem aos primeiros jogos do Brasileirão no SporTV Play, também se divertem com as novelas do VIVA Play e a irreverência do ‘Lady Night’ no Multishow Play.”, comenta. 

Atualmente, o Brasil é o maior mercado de video on demand (VOD) da América Latina e o oitavo no mundo. Segundo estudo divulgado no RioContentMarket, em outubro do ano passado, esse segmento cresceu 415% entre 2012 e 2016. A plataforma Globosat Play cresceu 220% de 2015 para 2016. 

 “Os resultados confirmam que o público está cada vez mais adepto à TV everywhere e que a tendência é o consumo aumentar. O aumento consistente de usuários do app Globosat Play também reflete esta tendência”, reforça Gustavo Ramos, Diretor de Plataformas Digitais da Globosat.

 Em 2016, o Globosat Play ampliou a sua oferta de aplicativos para SmarTVs e já está presente nas principais marcas do mercado, como Samsung, LG, Sony, Philips e Panasonic. Assim como no mobile, os aplicativos de TV devem passar por melhorias em 2017, como a oferta de conteúdos em 4K para seus usuários. Hoje 47% do consumo do Globosat Play ocorre de segunda a sexta-feira, no horário comercial (das 9h às 18h). Os homens são maioria (65% contra 35% de mulheres) e a região sudeste é a campeã de audiência, com os paulistas em primeiro, responsáveis por 16%, seguidos dos que moram no Estado do Rio de Janeiro, com 11,5%, e, em terceiro, vêm os mineiros, com 4,5%. Brasília tem 4,1% de audiência e Curitiba, 3,6%. No quesito canais, Globonews, SporTV e VIVA são os mais assistidos. Em dispositivos, desktop supera os apps mobile (63% x 27%).

Desde a entrada das novelas no VIVA, em 2016, o canal tem sido líder em horas consumidas em VOD. Só em 2016 foram 2,6 milhões de horas apenas com as novelas. Laços de Família foi responsável no ano passado por 55% desta audiência e outras cinco novelas dividiram os 45% restantes. Nos quatro primeiros meses de 2017, os 5 programas mais assistidos em VOD foram: A Gata Comeu (VIVA), Lady Night (Multishow), Vai que Cola (Multishow), Torre de Babel (VIVA) e Pai Herói (VIVA). No live, ou simulcast, os destaques continuam sendo os esportes e as notícias, de SporTV e GloboNews, respectivamente. Esse ano 28 programas já tiverem uma inversão de janela, ou seja, os conteúdos chegaram ao Play antes da estreia na TV, além de conteúdos exclusivos, que não estão na TV, como a premiada série licenciada pelo GNT Play, Vitória, e a produção própria do Gloob, VLOG da Mila, spin off do grande sucesso Detetives do Prédio Azul.