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A JCDecaux anunciou nesta quarta-feira (27) o lançamento da AAM (Airport Audience Measurement), o primeiro sistema de métricas internacional para aereportos.

Segundo a empresa, o objetivo é fornecer aos anunciantes e agências um sistema de métricas padrão para todo o mundo, a metodologia inédita foi desenvolvida em colaboração com a Veltys, empresa especializada em análise, processamento e modelagem de dados.

Além de incluir os principais padrões e regras de medição de audiência para OOH, o sistema também leva em consideração as características específicas dos aeroportos em termos de frequência de contato e de alcance de audiência, para fornecer um alto nível de granularidade e precisão nos resultados obtidos.

Entre os aspectos analisados estão: o perímetro internacional, número de passageiros por terminal e por dia, o perfil de passageiro, o impacto do tempo de espera na frequência da campanha e as informações sobre como os passageiros se movimentam no aeroporto.

Esta medição de audiência internacional para aeroportos fortalecerá a abordagem científica para inserção de publicidade em terminais em todo o mundo, enriquecendo as ferramentas de planejamento de dados e relatórios de clientes, além de apresentar o ambiente aeroportuário a novas marcas.

De acordo coma  empresa, a concepção e o desenvolvimento da AAM exigiram quase 18 meses de trabalho do Departamento de Dados da JCDecaux, em parceria com a JCDecaux Airport, a JCDecaux OneWorld e a Veltys. A AAM conta com várias fontes de dados externos (NPD Travel Retail, estudos específicos, dados de plataformas aeroportuárias, entre outros) e internos (sensores, IoT) e é construída com base em algoritmos que calculam os principais indicadores da medição de audiência, em particular a quantidade de passageiros únicos, alcance, frequência da mensagem publicitária e o número total de impressões.

Desenvolvida em modo piloto para o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e para o Aeroporto Changi, em Singapura, em abril, a medição de audiências internacional será progressivamente lançada nos principais hubs aeroportuários operados pela JCDecaux e irá alimentar a plataforma programática VIOOH.

O novo sistema de métricas deve chegar no Brasil em abril, sendo implementado, a princípio, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. “A expectativa ao trazer esse sistema de métricas inédito para o país é a de poder mostrar aos anunciantes a relevância do out of home no ambiente aeroportuário. Além disso, a conquista demonstra a importância do mercado brasileiro não só para a JCDecaux, mas também para o segmento como um todo, provando seu potencial de crescimento no país”, conta Ana Célia Biondi, diretora geral da JCDecaux no Brasil.

Apenas as redes de aeroportos compostas por pelo menos três ativos de publicidade serão medidas e somente redes digitais serão incluídas nesta fase inicial do programa. Com a implementação deste novo padrão internacional de medição de aeroportos, a JCDecaux Airport, presente em 215 aeroportos em 5 continentes, segue seu objetivo de desenvolver soluções eficazes, impactantes e qualificadas para out of home ao redor do mundo. ​​

“Estamos orgulhosos em ter produzido a primeira medição de audiência internacional para aeroportos. Ela fornecerá aos nossos parceiros de publicidade, agências e autoridades aeroportuárias indicadores de medição precisos e adaptados para mercados globais e regionais” comenta Jean-Charles Decaux, co-CEO da JCDecaux. “Impulsionada por um tráfego de mais de 4 bilhões de passageiros, a publicidade nos aeroportos só tende crescer. Esta metodologia inédita permitirá demonstrar de forma ainda mais específica a eficácia da JCDecaux no ambiente aeroportuário em todo o mundo”, completa.