Para o SBT, digital e TV aberta se complementam. Há quatro anos, a emissora disponibiliza em seu canal do YouTube toda a programação exibida inicialmente na tela tradicional. “Tudo o que vai ar hoje está livre, no dia seguinte, para ser visto conforme a necessidade de horário do usuário”, explica Rodrigo Marti, novo diretor de multiplataforma do SBT.
De acordo com Marti, a estratégia tem sido um sucesso. Segundo a emissora, o SBT é o maior parceiro brasileiro do YouTube e tem 18% de toda a audiência da plataforma de vídeo no Brasil. São 580 milhões de videoviewers por mês. “Toda a nossa força de venda está orientada para a multiplataforma. A gente busca alcançar a audiência em todos os pontos de contato possível”, conta Marti.
Além do canal no YouTube, a programação do SBT também está disponível em um aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente. “Já tivemos mais de 8 milhões de downloads e hoje são 1,9 milhão de pessoas ativas”, afirma o executivo. A emissora ainda mantém o site SBT Kids, em que as crianças têm acesso a conteúdo exclusivo, além da programação da TV aberta. “Cada vez mais, vamos investir em conteúdos que têm algum componente exclusivo para o digital. Na novela Carinha de Anjo, por exemplo, vai ter uma blogueira que terá vida real e na ficção”, diz Marti.
Uma pesquisa realizada pela emissora mostrou que para o público mais jovem o hábito de consumo de mídia é diferente. “30% da audiência de 10 a 25 anos está no digital. Esse público não assiste TV aberta. Eles consomem o conteúdo de outra forma. São outros hábitos”, afirma Marti.
O SBT entendeu que uma audiência não canibaliza a outra. Diferentemente disso, elas se complementam. “O comportamento das pessoas no mundo digital é diferente do que ocorre em relação à tela grande. A gente tem percebido que, se temos dez pontos na telona, somamos mais dois ou três pontos com a audiências por celular, tablet e computador.
A diretoria de multiplataforma foi criada recentemente para reunir sob um mesmo guarda-chuva as áreas de licenciamento, cinema, música e internacional. Uma das novidades para 2016 é aumentar a presença fora do Brasil. Além dos conteúdos vendidos a TVs abertas e fechadas, o SBT garantirá presença mais forte em outros países. “Estamos criando um canal internacional que será transmitido para Estados Unidos, Europa e África, a partir do segundo semestre”, conta.