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Carlinhos Brown deu a letra: “Eu sou o primeiro e único Brown. Quer um conselho, irmão? Bráulio, assume esse nome aí”. Já Lulu Santos foi diferente. Para ele, a genialidade de Mister Brau fica exatamente na encruzilhada. “É a luz no fim do túnel da linha evolutiva da MPB, eu vejo a vida melhor no futuro em Brau”. Ivete Sangalo foi outra que falou sobre o astro da música brasileira. “Toda vez que entro no estúdio eu penso no que Mister Brau faria, ele me influencia numa totalidade do meu trabalho”. E Nelson Motta, jornalista e escritor, mandou um recado: “Sua vida daria um programa de televisão, brother”. E deu.

Mister Brau é um personagem que rompeu as barreiras da ficção e ganhou a realidade. Mas não apenas isso. Ele ganhou holofotes e espaços importantes na grade de programação da Rede Globo. Antes de a série com seu nome estrear, o cantor foi no palco do Domingão do Faustão e entrevistado pelo Fantástico.
Tudo isso faz parte de uma grande estratégia de comunicação pensada pela Rede Globo para lançar a série Mister Brau, escrita por Jorge Furtado e dirigida por Maurício Farias, que estreia na terça-feira (22).

Sergio Valente, diretor da Central Globo de Comunicação, explicou que a estratégia passou muito pelo conteúdo. “A gente precisa entender que a comunicação de conteúdo é conteúdo”, afirma. “O tempo inteiro a gente fica pensando em como fazer propaganda no conteúdo. A gente está fazendo da propaganda o conteúdo, porque é a melhor forma de envolver a audiência, é criar o conteúdo para o telespectador”, complementou o executivo.

A ideia de adotar essa estratégia, revela Valente, surgiu desde as primeiras reuniões com o diretor Guel Arraes. “O processo de comunicação da série sempre caminhou lado a lado com o conteúdo”, explicou Valente. “Quanto mais a gente conversava, mais ficava evidente que a comunicação seria um elemento fundamental sobre a construção do personagem, a gente sentia a necessidade de fazer desse artista um artista real”, destacou.

Ainda de acordo com Sergio Valente, a ideia também é que fosse criada uma storytelling antes de o programa ir ao ar. “Nosso objetivo foi fazer com que, quando a série estreasse, todos já conhecessem o Mister Brau”, disse. A meta é garantir engajamento. “Queremos que as pessoas fiquem com vontade de assistir a série”, ressaltou.

Série
A apresentação oficial da nova série da emissora aconteceu na mansão dos personagens Brau, interpretado por Lázaro Ramos, e sua mulher, bailarina e empresária Michele (Taís Araújo). A casa, localizada num condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com piscina, duas quadras de tênis e academia, foi escolhida como cenário do seriado para representar o estilo de vida excêntrico deste artista que ascendeu vertiginosamente para a classe A. O autor Jorge Furtado falou sobre a história de Mister Brau.

“Eu comecei a pensar na música brasileira. Depois, surgiu a ideia de um músico de muito talento que se muda para uma casa incrível e começa a perturbar a vizinhança. Mister Brau nasceu assim. É uma história alegre e divertida, mas que também fala sobre tolerância e sobre aceitar o diferente”, contou.

Na mansão, o diretor-geral Maurício Farias apresentou o clipe com as primeiras imagens do programa. “Durante o processo de criação descobrimos um universo incrível: o do artista de origem popular. Essa diversidade e criatividade cultural estão em Mister Brau. É um programa que vem com muitas coisas novas e avanços na dramaturgia, tanto como conteúdo como também na forma de produzir e de fazer. É um universo novo, que traz a música para um gênero já estabelecido de sucesso, que é o sitcom”, afirmou o diretor.