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A integração entre internet e televisão é mais uma vez explorada pelo entretenimento. Desta vez, a MTV investe em um formato brasileiro do programa Ridículos, já popular nos Estados Unidos. Para comandar a nova atração, o ator Felipe Titto apresenta o programa, que tem também os comentários da modelo Ellen Milgrau e o digital influencer Hugo Gloss.

Durante o programa, vídeos populares na internet são exibidos para os apresentadores, que assistem e comentam cada atração, analisando as situações como se estivessem no sofá de casa. Convidados especiais também fazem parte da programação, que nesta temporada conta com Supla, Caio Castro, Marcelo D2, Isabelli Fontana, Di Ferrero, entre outros. 

Raul Costa, gerente geral da Viacom Brasil, explica que as produções regionais estão ganhando força e montar um estúdio em Miami foi uma forma de unir o volume de produções em toda a América Latina. “Levamos os talentos daqui para lá e essa é uma tendência que pode acontecer com outras produções. Vai depender muito de cada projeto e sua característica e relevância. Esse estúdio vai atender toda a operação da Viacom internacional”, analisa.

Ele também destacou a diferença entre a produção norte-americana e a realizada pela equipe brasileira. “A principal característica do Ridículos Brasil é que a performance, porque o americano segue um roteiro fechado, e no brasileiro os apresentadores não sabem qual vídeo vai entrar, o que torna a reação espontânea, com linguagem local”, afirma Costa.

As gravações ocorreram no novo estúdio da Viacom em Miami (EUA) e foi a primeira produção brasileira a se beneficiar das novas instalações. Além do programa original dos Estados Unidos e as versões locais que a Viacom produziu para o Brasil e América Latina, em Miami, a MTV está expandindo o formato de Ridículos para Espanha, França, Holanda, Itália e alguns países da África. A versão norte-americana de ‘Ridiculousness’, atualmente, está em sua sétima temporada e, desde que estreou em 2011, tem sido uma das atrações mais vistas e comentadas da MTV ao redor do mundo.

MTV e Viacom no Brasil

Em setembro de 2013, a Viacom assumiu a operação da MTV Brasil, que era então administrada pela Editora Abril. A empresa já era dona da marca mundo afora, e também possui canais como Nickelodeon, VH1 e Comedy Central. Raul Costa afirma que uma das estratégias da MTV no Brasil é ser reconhecida não como um canal de televisão, mas uma marca que fornece entretenimento para o público jovem.

Recentemente, MTV Play foi lançado, que carrega o conteúdo para outras plataformas além da televisão, integrando os meios. “A marca sempre foi muito forte nas redes sociais e agora há maior disponibilidade de conteúdo. O canal brasileiro é, historicamente, um dos dos maiores crescimentos de audiência que a gente conseguiu alcançar em Pay TV, principalmente falando do público de 18 a 24 anos”, afirma Costa.

O gerente afirma que houve um afastamento do público brasileiro com o canal, mas que agora está sendo resgatado, em que a marca volta a ocupar seu espaço. “O canal cresceu nas mídias sociais e a interatividade é um ponto que mostra nossa percepção de reconhecimento da marca . Há um bom tempo vinha se discutindo que os videoclipes nos canais de televisão não funcionavam mais, que não traziam audiência. Promovemos a programação com a participação da audiência em tempo real via Twitter. O resultado é que temos tido em média mais de 10 mil tweets por dia, e o programa que antes tinha uma hora, hoje tem duas horas e meia”, explica Costa.

Para os próximos meses, o formato americano Catfish deve ganhar sua versão brasileira, assim como Ridículos, que estreia no próximo dia 7 de junho, às 20h, com uma temporada de 15 episódios com 30 minutos cada.