Entre quatro dos cinco brasileiros na NBA, executivos de Adidas (direita), NBA (centro) e Netshoes (esquerda) comemoram lançamento

 

No final de junho, LeBron James finalmente conquistava seu primeiro anel de campeão da NBA ao liderar o Miami Heat ao título desta temporada, enquanto milhares de fãs brasileiros acompanhavam o torneio e torciam contra ou a favor da franquia do atleta americano. De olho na popularidade e no potencial que o basquete tem no país, a NBA lançou nesta segunda-feira (2) sua loja virtual no Brasil. A liga norte-americana fechou uma parceria com a Adidas, sua fornecedora de material esportivo, e com a Netshoes, sua patrocinadora, para inaugurar o empreendimento, que opera com um modelo de negócios parecido com o que o portal de e-commerce esportivo tem com diversos clubes de futebol.

A Netshoes fica responsável por toda logística, administração e operação dos produtos licenciados da NBA no país. “Nosso sonho sempre foi o de trazer uma marca tão forte quanto a da NBA para o Brasil. Olhávamos para o nosso portfólio e faltava justamente este segmento”, diz Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes, que também patrocina a competição desde 2011.

Nas últimas temporadas, a NBA tem ficado ainda mais em evidência no país. Agora são cinco os brasileiros que atuam na liga americana: Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers; Leandrinho Barbosa, do Indiana Pacers; Nenê Hilário, do Washington Wizards; Thiago Splitter, do San Antonio Spurs; e o recém “draftado” (escolhido junto a universidades americanas) Fab Mello, do Boston Celtics. Além disso, o selecionado brasileiro garantiu vaga para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, após ficar 16 anos distante da competição.

“A iniciativa é parte de um esforço da NBA para aumentar a popularidade do basquete no país. O Brasil é o terceiro mercado que recebe a loja da NBA no mundo, depois dos Estados Unidos e da China, e ter um parceiro local também é muito importante”, ressalta Phillippe Moggio, vice-presidente da NBA para a América Latina. “A loja vai oferecer a milhões de fãs brasileiros a chance de adquirir produtos licenciados da NBA. Hoje a relevância, o crescimento e a popularidade da liga são maiores do que nunca”, completa.

Mesmo para os brasileiros atuando na NBA, a nova iniciativa é um canal de ligação entre eles e seu país de origem. “Muito legal essa parceria, acho que agora ficou bem mais fácil para conseguir uma camisa nossa e trazer o fã para perto. Isso é uma coisa importante que aconteceu com o mercado brasileiro”, afirmou Anderson Varejão, jogador do Cleveland Cavaliers.

Um dos principais trunfos da loja virtual da NBA no Brasil é, além da rápida entrega e do produto ser o licenciado oficial, a personalização das camisas. O consumidor pode escolher o nome e número que preferir também nos uniformes de basquete. “Nossa expectativa com esse lançamento e a com novidade de personalização da camisa é um aumento de mais de 100% na venda de uniformes de basquete, somando vértices, trazendo novos produtos, democratizando o acesso e ainda colocando um serviço agregado sobre essa comercialização”, afirma Cunha Bueno, que informa que 90% dos produtos que são vendidos pela Netshoes saem da loja customizados com nome e número. Segundo o diretor de marketing, os preços das camisas não serão abusivos ou sofrerão grandes alterações, uma vez que são sugeridos pela própria Adidas.

Apesar da Netshoes gerenciar a loja virtual, toda a comunicação do lançamento da NBA no Brasil seguirá os guidelines da liga americana de basquete. Segundo Cunha Bueno, a publicidade da iniciativa usará muito as estrelas que atuam no campeonato e será criada por uma house agency. A Netshoes é atendida por F.biz, Latin Promo, WoodycomRossetto e Coworkers.