Rafael Martins, coordenador de E-mail Marketing da CadastraÉ comum vermos reportagens, matérias e discussões em congressos e eventos sobre a falta de profissionais qualificados no mercado de marketing digital. E é uma falta real e a cada dia mais latente no segmento, que se encontra em um contexto de crescimento gigantesco com busca por profissionais constante e complexa.

Neste cenário, um plano técnico de treinamentos e de gestão é fundamental para qualquer marca e agência. Encontrar profissionais qualificados “de verdade”, com experiência prática nas diferentes mídias do marketing digital é um desafio, mas mantê-los é um desafio ainda maior.

Outro fator que vem sendo um grande obstáculo é o turn over significativo: profissionais trocam de empresa rapidamente, muitas vezes por pequenos aumentos de salários e melhores benefícios. A busca pelo engajamento com a empresa deve ser um norteador estratégico de todas as organizações que trabalham ativamente neste segmento, seja agência, seja cliente, pois não é fácil engajar pessoas hoje em dia. Vivemos em um momento de “busca de propósito” em tudo o que fazemos, nunca antes se buscou tanto uma lógica real no trabalho que se faz. Este propósito que, por vezes não se limita a salários e condições, chega ao ponto de pensar se o que a empresa oferece e se a função que realiza faz o profissional feliz e realizado profissionalmente.

O mercado está em franco crescimento, a busca por conhecimento técnico limita a cursos curtos, artigos técnicos e eventos. Mas apenas com isso ninguém se torna um especialista em praticamente nada. A prática do trabalho contínuo que traz essa especialização. Fazer anúncios, estruturar um trabalho de SEO, analisar um disparo de e-mail marketing entre outras ações, são práticas fundamentais para formação de um profissional especializado.

Temos o poder da informação, mas esta, em contraponto, causa pobreza da atenção. Muitas vezes nos deparamos com profissionais “especialistas genéricos”, que tem um conhecimento geral de muitas mídias, mas não são aprofundados em nenhuma.

Facebook por exemplo, faz mudanças semanais em seu algorítmo de alcance das postagens, gerando mais novas regras e formas de trabalhar com N variáveis. Por isso atualização constante é mais do que importante, é uma necessidade gigante.

O mercado busca estes profissionais, seja você um deles. Não existe fórmula mágica, ou melhor, forma de fazer. É preciso estudar muito, ler artigos, participar de eventos, conversar com outros profissionais do mercado e criar os seus frameworks, isso porque seus métodos de trabalho podem funcionar em uma determinada empresa, mas para outras pode ser que não.

No marketing digital não existe “fórmula de Bhaskara”, cada profissional cria sua própria fórmula e, quem sabe, alguém pode passar a usá-la no mercado. Mas, o momento é de propor as fórmulas, e não de usar as prontas.

O profissional de marketing digital precisa ter um bom conhecimento de negócios, varejo, comercial e tantas outras disciplinas. Existe um movimento gigante de verbas saindo de mídias tradicionais – Chamadas Offline –  para as mídias Online, pela cultura que ela colocou no mercado, ensinando as marcas a enxergar as mídias digitais de forma mais profunda, onde tudo é mensurável.

Estude, dedique-se. Estude um pouco mais. Pratique, torne-se um especialista. A recompensa é um mercado todo à sua espera.

*Rafael Martins (roliveira@cadastra.com.br) é Coordenador de E-mail Marketing da Cadastra, uma das maiores agências de comunicação digital do país. www.cadastra.com.br