O PROPMARK online realizou enquete para saber a opinião dos leitores sobre os comerciais ‘Leilão’ e ‘Novos Beirutes’, em que o Habib’s satiriza o McDonald’s e Burger King, usando os personagens ícones de cada marca. No final de outubro, o McDonald’s entrou com um processo no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação) contra a rede de fast-food especializada em comida árabe, por considerar a campanha irregular. No entanto, para  86,30% dos leitores, os comparativos foram usados de forma leve e engraçada pelo Habib’s, o que torna a campanha muito inteligente.

Já 7,95% das pessoas consideram que o Habib’s não cita, em nenhum momento, o nome dos concorrentes. Por isso, colocar um palhaço (McDonald’s) e um rei (Burger King) nos filmes não significa que a rede esteja citando irregularmente as marcas. Enquanto isso, 4,02% acreditam que o McDonald’s tem razão, pois acham que a campanha é irregular porque é comparativa, denigre a marca e usa a imagem proprietária das marcas.

E na opinião de 1,72% dos leitores, o McDonald’s e o Burger King precisam agir para coibir esse tipo de ação e manter o respeito entre os concorrentes.

Os comerciais do Habib’s foram criados pela Publicis. O primeiro, intitulado “Leilão”, divulga o sanduíche Bib’s Chicken Crispy. Em uma espécie de “leilão inverso”, o comercial usa o bom humor e traz o personagem símbolo do McDonald’s – o palhaço Ronald McDonald – e o rei que representa o Burger King duelando pelos preços mais baixos com o gênio da lâmpada, personagem do Habib’s. Já no segundo filme, os dois personagens das redes concorrentes do Habib’s protagonizam um engraçado show, com uma paródia ao jingle do Big Mac.

Após a reclamação do McDonald’s, o Habib’s alterou nesta semana o filme “Novos Beirutes”, porque o relator do caso no Conar, por meio de uma liminar, solicitou a suspensão da veiculação do comercial. Foram trocadas algumas cenas originais por um “comunicado oficial”. A nova versão foi postada na página da marca no Facebook. O texto diz: “A concorrência não ficou muito contente e pediu para tirar a parte mais engraçada desse comercial” e  conclui: “Nós conseguimos manter a parte mais gostosa” (em que mostra os beirutes anunciados pela campanha).

 Veja os filmes:

Atualização às 15h, em 04/11