Nike é a marca esportiva mais lembrada mesmo sem patrocinar a Copa

 

Considerado um dos principais eventos do planeta, a Copa do Mundo é o grande holofote para uma marca. O mundo está de olho em tudo que acontece no país que vai receber as 32 seleções. A disputa das marcas pela atenção dos consumidores é clara. E, para entender o impacto das ações de algumas empresas neste período, o PiniOn – plataforma que une crowdsourcing à tecnologia mobile – fez uma pesquisa exclusiva para o propmark sobre tudo que envolve o mundial.

Dos 1.413 entrevistados entre os dias 3 e 5 deste mês , 55% se dizem fãs desse esporte. Durante a Copa do Mundo, 46% pretendem assistir aos jogos das seleções que gostam e 33% apenas os jogos da seleção brasileira; 14% declaram que pretendem assistir aos jogos de todas as seleções participantes e 7% não pretendem assistir nenhum jogo.

A pesquisa mostrou que a marca mais associada ao futebol, segundo 84% dos entrevistados, é a Nike, seguida por Adidas (66%) e Coca-Cola (22%). O cenário não muda muito quando o assunto é Copa do Mundo: a Nike também lidera (56%), seguida agora da Coca-Cola (49%) e da Adidas (36%). Em relação à seleção brasileira, a Nike também puxa a lista com 65% – Vivo aparece em segundo lugar (29%) e Itaú em terceiro (25%).

Para a pergunta “Qual dessas marcas é a patrocinadora da Fifa na Copa do Mundo”, 52% disseram que é a Nike contra 48% da Adidas, que é a resposta correta (veja dados ao lado).

“A Adidas é patrocinadora da Copa do Mundo há décadas. Sua marca está estampada na bola oficial. A Nike, entretanto, patrocina os jogadores mais importantes das principais seleções e desenvolve diversas ações paralelas que a relacionam ao evento. A conexão é muito forte. É a marca contando uma história, crianças jogando em um campinho e encarnando seus maiores ídolos: Neymar, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, David Luiz ou outra estrela do futebol patrocinada pela Nike”, afirma Eduardo Grinberg, CEO e cofundador do PiniOn.

A resposta para a mesma pergunta – agora, com outras opções – mostrou a Samsung na primeira posição (58%) e a Sony, que é uma das patrocinadoras do Mundial, logo atrás – a marca aparece com 42%.

Em relação à marca que patrocina a seleção brasileira, a Visa ocupa a ponta da lista, com 64%, enquanto a Mastercard, que é a resposta correta, aparece apenas com 36%. Também para a mesma pergunta, o Itaú foi a marca mais lembrada entre os participantes, com 88% – já o Bradesco ficou em segundo, com 12%.

“As marcas que saem vencedoras na Copa do Mundo são aquelas que encontraram uma maneira de estabelecer uma conexão humana com os consumidores, que os colocam no centro de suas estratégias. Estampar a marca em materiais de comunicação hoje em dia não é suficiente”, diz o executivo.

Para Grinberg, é preciso investir em histórias porque são elas que permanecem depois que o evento acaba. “A Adidas, por exemplo, entregou bolas oficiais da marca aos pais dos bebês nascidos no dia 3 de dezembro, data do lançamento mundial da Brazuca. Afinal, no Brasil, todas as crianças já nascem com uma bola de futebol nos pés.”

Outras marcas

Ainda sobre os patrocinadores da seleção verde-amarela, a Vivo foi a mais lembrada entre os participantes da entrevista, com 69% – a Oi veio na sequência, com 31%. Em relação à marca do ônibus que transportará todas as seleções, a Hyundai foi a vencedora, com 27% – 25% dos entrevistados não souberam responder e 16% lembraram da Volkswagen. No quesito companhia aérea, a Gol venceu a TAM – 56% e 31%, respectivamente.

Apesar de ter sido a marca mais lembrada nas categorias futebol, Copa do Mundo e seleção brasileira, a Nike não obteve o mesmo destaque quando a pergunta era sobre a marca do comercial com o tema Mundial. A Coca-Cola ficou em primeiro lugar, com 25%, seguida por Itaú (23%) e Nike (10%).