Como forma de valorizar e reconhecer as criações publicitárias para TV aberta, o Premio Creatividad Innovación Televisión 2015/Open TV Awards chega este ano à sua terceira edição com sete categorias. As inscrições para a premiação já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 10 no site do evento. A cerimônia que premiará os melhores trabalhos será realizada em Nova York, no dia 31 de agosto, durante a quarta edição do La Cumbre TV Abierta/Open TV Summit, festival que reúne os principais nomes da indústria de TV aberta da América Latina.

Este ano, podem se inscrever agências full service, especializadas, anunciantes, produtoras, empresas de tecnologia e outras do setor. As categorias são Film, Branded Content/Product Placement, Campanha de TV Aberta Multiplataforma, Integração de TV Aberta e outras mídias, Promoção em TV Aberta, Novas Tecnologias em TV Aberta e Universitários. Após o período de inscrição, o shortlist será anunciado no dia 27 de julho. O júri será anunciado em breve, com reconhecidos líderes da indústria de comunicação da América Latina, Europa e Estados Unidos.

De acordo com Otavio Bocchino, diretor-executivo do Centro Internacional de Televisión Abierta, um dos responsáveis pela idealização do projeto, o festival é uma oportunidade para mostrar o desenvolvimento da TV aberta no mercado latino-americano. “A TV digital trouxe para o mercado muitas possibilidades novas. Com a popularização do mobile e outros dispositivos, a televisão ganha cada vez mais espaço e o meio passa a ser ainda mais importante na estratégia de comunicação dos anunciantes”, diz. “O La Cumbre é um encontro que possibilita acompanhar esse desenvolvimento e dividir ideias. A premiação nasceu na segunda edição do evento, justamente como uma forma de reconhecer as boas ideias dentro desse novo cenário”, acrescenta Bocchino.

Segundo dados da CBS, o maior canal de televisão aberta dos Estados Unidos, um de seus principais programas do primetime, “Elementary“, tem uma audiência de aproximadamente 9.394.000 de espectadores em sua transmissão ao vivo. Porém, adicionando a audiência de DVRs (gravadores), Video on Demand e Streaming, esta audiência atinge 15.883.000 – ou seja, são 6.489.000 a mais de espectadores. O crescimento na audiência televisiva é revelado também em dados da Nielsen, que mostram que no ano 2000 as pessoas viam em média 4,9 horas por dia, enquanto hoje a média é de 5,8 horas diariamente.

“Queremos fomentar essa discussão e ao mesmo tempo reforçar a comunicação dessa evolução na TV aberta. O evento reúne informações dos Estados Unidos e Europa, mas discutindo o modelo da região latino-americana, que acaba tendo uma dinâmica diferente. Novas possibilidades são discutidas respeitando as diferenças culturais e regionais”, observa Bocchino.

O regulamento completo do Premio Creatividad Innovación Televisión 2015/Open TV Awards está disponível no site www.premiotv.com, onde também podem ser feitas as inscrições.

La Cumbre

Em sua quarta edição, o La Cumbre TV Abierta/Open TV Summit é um evento que reúne, em Nova York, emissoras, anunciantes e agências de publicidade com objetivo de explorar a evolução e as novidades do mercado televisivo, além de apresentar tendências e oportunidades para a indústria da comunicação. O projeto é focado no mercado latino-americano, onde a TV chega a 500 milhões de pessoas e corresponde a mais de 55% do investimento publicitário. Este ano, será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Em edições anteriores, marcaram presença no La Cumbre representantes de algumas das principais emissoras da América Latina e do mundo, como Globo, Televisa, Caracol, RCN, America, CBS, Unitel, NNC, Publiespaña, Antena 3, Band, SBT, Artear, América, Canal 9, Telefe, Bolivision, Telemundo, SNT, Canal 10, entre outras. Representando as agências internacionais, participaram Young & Rubican, BBDO, Publicitas, McCann, entre outras.