10 cases criativos que concorreram ao D&AD Impact Awards 2018

Brasil fatura Wood Pencil com case "Boné Alerta", da GTB para a Ford Caminhões

Reprodução/Youtube

Os vencedores do D&AD Impact Awards 2018 foram anunciados nesta quarta-feira, 3. O prêmio celebra ideias que mudam o mundo e provocam um impacto social no planeta.

A organização distribuiu um total de 76 D&AD Impact Pencils para cases diversos. Entre eles, o brasileiro Boné Alerta, que faturou um Wood Pencil e foi desenvolvido pela GTB Brasil para a Ford Caminhões.

Dois Black Pencils foram entregues. A maior honraria da premiação escolheu campanhas de Carrefour e Palau Legacy Project para receberem os troféus. Além disso, oito White Pencils, 17 Graphite Pencils e 49 Wood Pencils foram distribuídos.

Confira abaixo algumas das campanhas mais impactantes selecionadas pelo D&AD Impact Awards 2018:

Agência: Marcel Paris
Cliente: Carrefour
Case: Já pensou em convencer seu cliente de fazer algo contra a lei? Já pensou em fazer seu trabalho criativo mudar a mesma lei? Essa campanha conseguiu as duas coisas. Basicamente, a campanha criou um Carrefour Negro que comercializou sementes que eram consideradas ilegais por não integrarem um catálogo de “espécies autorizadas” da União Europeia.

Agência: GTB Brasil
Cliente: Ford Caminhões
Case: O Boné Alerta, que à primeira vista parece um boné comum, consegue interpretar os movimentos de cabeça do motorista através de sensores e avisa quando ele está com sono para fazer uma parada de descanso.

Agência: Host/Havas
Cliente: Palau Legacy Project
Case: O outro Black Pencil foi concedido para este case que visa reduzir os danos ecológicos causados pelo grande número de turistas que chegam na ilha de Palau. Durante a imigração, os visitantes fazem uma espécie de juramento ambiental com um carimbo em seus passaportes e prometem zelar pelo local.

Agência: NBS
Cliente: Flamengo
Case: Paixão Cega foi um case brasileiro que entrou no shortlist da premiação, mas que vale a menção. As pessoas cegas têm gratuidade nos estádios - assim como seus acompanhantes. Só que muitas não conseguem ir ver os jogos, pois não há companhia. O case abaixo decidiu mudar essa realidade.

Agência: BBDO de Nova York
Cliente: P&G
Case: The Talk mostra algumas conversas difíceis que pais negros precisam ter com seus filhos sobre racismo. O case criou polêmica e gerou buzz no mundo.

Agência: AMVBBDO
Cliente: Essity Libresse/Bodyform
Case: O case Blood Normal criticou a forma como as mulheres são tratadas apenas por menstruarem. Aliás, o case levantou a questão: por que este assunto não é tratado com a normalidade que deveria?

Agência: J.Walter Thompson Paris
Cliente: Freedom Voices Network
Case: Basicamente, o Forbidden Stories é uma plataforma que salva a vida de jornalistas. Se o repórter está investigando um assunto controverso e perigoso, ele pode alocar no Forbidden Stories o material de apuração. Caso aconteça algo com ele, outros jornalistas irão contar sua história. Foi o que aconteceu com Daphne Caruana Galizia, que foi morta enquanto investigava a corrupção em Malta.

Agência: McCann NY
Cliente: March For Our Lives
Case: A Associação Nacional de Rifles dos Estados Unidos enche o bolso de políticos para que o lobby pró-armas continue. O problema é que jovens americanos são mortos constantemente por essas mesmas armas. E se o dinheiro doado fosse dividido pelo número de jovens? Vale a pena?

Agência: FCB/SIX
Cliente: PFLAG Canada
Case: A bandeira do orgulho, criada por Gilbert Baker em 1978, ganhou um novo significado. O case Destination Pride utilizou as cores da bandeira e desenvolveu uma plataforma com dados globais que mostravam os melhores destinos para os gays no mundo. Quanto mais completa for a bandeira, melhor é a recepção para homossexuais. Quer testar? Acesse aqui.

Agência: DAVID Miami
Cliente: Burger King
Case: Explicar a neutralidade de dados é algo complicado, certo? Pois é, o BK conseguiu utilizando sanduíches.

 

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