Com uma conquista inédita, o Grand Prix de Mobile, o Brasil ganhou um total de 107 Leões no Cannes Lions 2014, que terminou no último sábado (21). O GP é para o case “Anúncio protetor”, criado pela FCB para o protetor solar Nivea Sun Kids. Criado para veiculação em revistas, ele é um anúncio com papel especial, que se transforma em uma pulseira com GPS para ser usada com um aplicativo de smartphone, capaz de monitorar a localização de crianças.

A AlmapBBDO é a agência brasileira mais premiada neste ano no festival. Ela recebeu 18 Leões. FCB e Leo Burnett ficaram em segundo lugar, com 17 Leões, cada uma. A Ogilvy, que foi a Agência do Ano em 2013, ganhou 15. Há um total de 15 agências brasileiras com Leão nesta 61ª edição do Cannes Lions. O Brasil conquistou prêmios em 14 das 17 competições que integram o festival. O país não foi premiado em Product Design, Film Craft nem em Titanium & Integrated Lions. Houve, porém, outras duas conquistas inéditas: um Leão de Creative Effectiveness, com o case “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove; e um Leão de Innovation, da AgênciaClick para o case “Fiat Live Store”.

Os 107 Leões deste ano, apesar de inferior ao recorde brasileiro do ano passado, com 115 prêmios, representam uma boa participação do Brasil em Cannes. O país ficou entre os mais premiados em várias competições, confirmando sua relevância no cenário internacional da criatividade.

Além dos Leões de Creative Effectiveness e Innovation, que não têm distinção de ouro, prata e bronze, o Brasil conquistou 22 Leões  em Press (dois de ouro, dois de prata e 18 de bronze), 12 em Mobile (o Grand Prix, três de ouro, três de prata e cinco de bronze), 11 em Cyber (seis de prata e cinco de bronze), dez em Outdoor (um de ouro, sete de prata e dois de bronze), dez em Promo & Activation (quatro de ouro, um de prata e cinco de bronze), nove de Media (um de ouro, cinco de prata e três de bronze), oito de Direct (um de ouro, um de prata e seis de bronze), oito de PR (um de ouro, dois de prata e cinco de bronze), sete de Branded Content & Entertainment (dois de ouro, um de prata e quatro de bronze), três em Radio Lions (dois de prata e um de bronze), três de Design (um de prata e dois de bronze) e dois de Film (dois de bronze).

Com o Grand Prix de Mobile, a FCB tornou-se um dos principais destaques brasileiros no Cannes Lions deste ano. Além do trabalho para Nivea, que também foi bem premiado na competição de mídia, a agência se sobressaiu com o case “Intercâmbio”, criado para a escola de inglês CNA, que ganhou Leões em Cyber, Direct e Branded Content.

Entre os trabalhos brasileiros com destaque no número de Leões neste ano, também estão os cases “Últimos desejos da Kombi”, da AlmapBBDO para Volkswagen; “Enterro do Bentley”, da Leo Burnett Tailor Made para a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) e “Carequinhas”, da Ogilvy para Graacc.

Com várias agências internacionais em destaque e, principalmente, com uma grande diversidade de campanhas conquistando  um número significativo de Leões, a disputa pelo Leão de Agência do Ano do Cannes Lions 2014 foi uma das mais acirradas dos últimos anos. O Brasil obteve boa pontuação para a disputa, com os prêmios da AlmapBBDO, Ogilvy e Leo Burnett Tailor Made, mas a adam&eveDDB, de Londres, foi a mais premiada do festival. Seu maior destaque foi a campanha “Desculpe, eu gastei tudo comigo”, para a loja de departamentos Harvey Nichols.

Entre os trabalhos internacionais mais premiados também estão a campanha “Epic Split”, da sueca Forsman & Bodenfors para Volvo; a norte-americana “Espantalho”, da CreativeArtists para a rede de restaurantes Chiplote; e “Soundof Honda”, da Dentsu Tóquio.

Neste ano, o festival recebeu 37.427 inscrições e concedeu um total de 1.142 Leões. Os 107 prêmios do Brasil foram conquistados a partir de 3.473 inscrições. O festival contou com cerca de 12 mil participantes de 90 países, com aproximadamente 750 brasileiros. Além das 17 competições de trabalhos publicitários, a programação do festival contou com 67 seminários reunindo mais de 500 palestrantes.