'Alma', da F/Nazca S&S para Leica, conquistou dois Yellow Pencils

 

O trabalho “Alma”, da F/Nazca S&S para a Leica, levou dois dos quatro Yellow Pencils conquistados pelo Brasil no D&AD, o conceituado anuário inglês considerado um dos prêmios mais rigorosos do mundo. Os outros dois prêmios do país foram para trabalhos da AlmapBBDO e Leo Burnett Tailor Made.

Somando com os oito Nominations e 18 In Books conquistados, o Brasil soma um total de 30 trabalhos destacados no D&AD 2013, ficando em quarto lugar na classificação geral. Reino Unido, com 202 (154 In Books, 28 Nominations, 17 Yellow Pencils e 3 Black Pencils); Estados Unidos , com 113 (77 In Books, 22 Nominations, 13 Yellow Pencils e 1 White Pencil); e Austrália, com 50 (31 In Books, 11 Nominations, 7 Yellow Pencils e 1 Black Pencil), lideraram a competição.

Os trabalhos nomeados In Book são aqueles considerados os melhores criativos do ano, passíveis de figurarem no anuário; Nomination está um padrão acima, passível de se tornar um Pencil; Yellow Pencil são os trabalhos que mais se destacam entre os Nominations; e o Black Pencil é o ápice da premiação, com poucos distribuídos a cada edição do encontro.

Este ano, apenas quatro deles foram distribuídos após avaliação dos quase 200 jurados distribuídos em suas 24 áreas. Foram eles “Dumb ways to die”, da McCann Erickson de Melbourne (Austrália) para Metro Trains (área de Integrated & Earned Campaigns), “Conheça os super humanos”, da 4Creative para Channel 4 TV & Cinema), “Olympic Cauldron”, da Heatherwick Studio para o comitê organizador das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Londres (Product Design) e o website “Her majesty’s government”, para o Governo Inglês (Digital Design).

Este ano, um White Pencil foi dado à campanha da Droga5 americana, “Help! I want to save a life”, pra Help Remedies. O prêmio é atribuído a um trabalho cuja ideia demonstre a capacidade de influenciar alguma mudança na sociedade. “A qualidade do trabalho este ano esteve impressionante. Vimos peças gráficas incríveis, mas também o que as palavras e a escrita podem acrescentar ao design”, disse Tim Lindsay, CEO do D&AD.

In book

Entre os 18 trabalhos brasileiros classificados como In Book estão: “Do amor ao bingo”, da Almap para a Getty Images, com três indicações; “Motorista de caminhão” e “Senhora”, também da Almap e ambos para a Volkswagen; “Letras de estrada”, da Ogilvy para a Claro, em quatro categorias; “Receita no recibo”, da Ogilvy para Hellmann’s, em outras duas áreas;  “O mundo sem bilionários”, para a Forbes Brasil e “Refil da felicidade”, para Coca-Cola, ambas também da Ogilvy; “Mortes”, da JWT para a 91 Rádio Rock; e os trabalhos da Loducca “Guitar Man”, para MTV Brasil, e “Legendas Easy Way”, para Easy Way, que entraram, cada uma, em duas categorias do anuário.