Alê Oliveira

Pela primeira vez no júri do Cannes Lions, Margot Doi Takeda é sócia-fundadora e diretora criativa da A10 Design. Segundo ela, o design – categoria que vai julgar – mudou de patamar dentro da indústria criativa, se tornando cada vez mais relevante para esse mercado competitivo. “Hoje observamos a força do design nas áreas de inovação, digital e mudança de comportamento e cultura tanto nas empresas como nas agências de design”, destaca ela, que espera ver cases “muito fora da caixa” de cada país e ter “uma experiência de vida inesquecível” no júri de Design Lions. Confira a seguir algumas de suas opiniões.

Expectativas
É minha primeira vez como jurada em Cannes. Estou muito feliz e, ao mesmo tempo, tensa, pois compreendo que será um grande desafio e uma grande responsabilidade. Acredito que minhas outras experiências como jurada (ela participou, por exemplo, do júri do Fiap 2016 em design também) podem me ajudar a fazer o meu melhor, mas sei que o maior desafio é aprender e reconhecer os valores, as referências, em curto espaço de tempo, de muitas culturas, para que possa julgar da forma mais justa possível.

Reflexão
Esses dias eu estava fazendo uma reflexão sobre como nós, os designers, podemos ajudar o mercado de comunicação e a criatividade. Minha expectativa é que a gente consiga, realmente, ver novos modelos de negócios que estão crescendo na área de design e, principalmente, na área de inovação. Esse olhar de design como integrador de várias áreas para o processo de criação é um exemplo. Espero ver coisas muito fora de caixa de cada país, porque acho que é uma grande tendência esse sentimento de pensar localmente com conceito global. Quando você está globalizando, é preciso entender quais são os valores de cada país, de cada cultura. Outra expectativa é enxergar a criatividade com mais poder.

Júri
O que pode acontecer quando 22 criativos com expertises diferentes, que têm opiniões diferentes, trocarem experiências, terão discussões? Acredito que essa reunião só terá frutos positivos e, com certeza, muito aprendizado profissional. Além, o mais importante, de uma experiência de vida inesquecível.

O que surpreende
Eu me surpreendo com soluções de design que trazem uma ideia inovadora, novos formatos de estratégias e os novos formatos de negócios que encantam e mudam o mundo numa velocidade que às vezes parecem irreais.

Mente aberta
Como jurada em Cannes, pretendo ter a mente muito aberta para encontrar um boa ideia, com propósito e uma excelência na qualidade técnica, ser impessoal para entender as linguagens de diferentes culturas, descobrir novos modelos de comunicação e escolher com muita sabedoria.

Brasil
Já comecei a votar. Tem muitas peças. Apesar de não saber exatamente quais os projetos brasileiros inscritos, sinto que o Brasil inscreverá projetos com excelência criativa e relevantes devido à crise. Uma das áreas dentro desta categoria que as inscrições aumentarão é do design digital, social engagement, devido ao crescimento deste serviço no Brasil. Espero que haja muitas inscrições de projeto muito criativos, com resultado melhor que o ano passado (o país conquistou sete Leões no Cannes Lions 2015).

Projetos inusitados
Espero ver projetos de inovação de design, projetos inusitados no mundo digital e muitos projetos de negócios e de mudança de comportamento.

Mudança de patamar
O design mudou de patamar dentro da indústria criativa. Hoje observamos a força do design nas áreas de inovação, digital e mudança de comportamento e cultura tanto nas empresas como nas agências de design. E quando trabalhamos com marcas, pessoas, inovações e tendências, o design se torna cada vez mais relevante para esse mercado competitivo.