A cidade do México será palco do Fiap (Festival Ibero Americano de la Publicidad) nesta semana. Entre quarta (18) e sexta (20), profissionais de comunicação se reúnem no Hotel Presidente Intercontinental de Polanco para assistir e julgar as melhores campanhas publicitárias em português e espanhol.

O Brasil terá dez representantes no júri. Álvaro Rodrigues, VP de criação da Africa, vai comandar a área de Filmes e Rádio. Fernando Carvalho, sócio e produtor-executivo da Fat Bastards Films, presidirá o júri de Técnicas de Produção Audiovisual; e Domenico Massareto, CCO da ID/TBWA, será o presidente do júri de Estudantes Criativos.

Divulgação

Além dos três presidentes de júri, estarão presencialmente no México Felipe Cuvero, diretor de criação da Dentsu Brasil, que julgará Gráfica; e Marcelo Nogueira, diretor -criativo da AlmapBBDO, que participa do júri de Inovação e Campanhas Integradas.

O Brasil ainda terá a participação de publicitários no julgamento online. Paulo Sanna, VP de criação da Wunderman, em Internet; Margot Takeda, presidente da A10 Design, em Design; Gê Rocha, diretora de comunicação do Grupo Newcomm, em Relações Públicas e Imprensa; Glen Valente, diretor-comercial e de marketing do SBT, em Criatividade Efetiva; e Allan Barros, CEO da Revolution Brasil, em Criatividade Independente.

Este ano, para atender à demanda do mercado, as categorias do Fiap foram reduzidas a 23. Cinco foram acrescentadas à área chamada Big Bang, que avalia a origem da ideia.

Para divulgar o festival, a DKP Miami criou o filme Apio (salsão, em tradução livre), que resume a proposta deste ano do evento: repensar a indústria de prêmios na comunicação publicitária.