Foi o auditório Philip Kotler, no prédio da ESPM, em São Paulo, o palco para a entrega dos prêmios aos vencedores da 15ª edição do Marketing Best Sustentabilidade, que aconteceu na noite desta terça-feira (18). Realizado pela Editora Referência e pelo MadiaMundoMarketing, o Prêmio Marketing Best Sustentabilidade 2016 é uma iniciativa da Editora Referência e MadiaMundoMarketing, com apoio da Abramark (Academia Brasileira de Marketing) e da agência Rae,MP. 

Alê Oliveira

Apresentado pela jornalista Elisângela Peres, o prêmio tem como objetivo estimular e disseminar os melhores exemplos de empresas, fundações, institutos e associações que atuam na promoção e demonstração prática de valores e princípios da sustentabilidade. O Marketing Best Sustentabilidade já se tornou uma referência no contexto corporativo brasileiro. 

O júri foi presidido por Décio Clemente (presidente da DClemente &Associados e comentarista de marketing da Rádio Jovem Pan) e teve a participação de Francisco Alberto Madia de Souza (presidente da MadiaMundoMarketing e da Abramark – Academia Brasileira de Marketing), e Mílton Mira de Assumpção Filho (presidente da M.Books e membro da Abramark).  

Alê Oliveira

A edição deste ano premiou nove cases. A AACD ganhou com o projeto “Crise no Brasil e o impacto no terceiro setor”; a Apae/SP com “Defendendo direitos e enfrentando a violência- campanha sobre os maus-tratos”; a Associação Viva e Deixe Viver com o case “18 anos- mais de 1 milhão de histórias”; a ESPM com “Educação e empreendedorismo transformando a sociedade”; o Instituto Net Claro Embratel com “Net educação”; o Instituto Remo Meu Rumo com  “Remar é muito mais que um esporte”; a JBS-Friboi foi distinguida com os cases “Chefs Especiais” e “Confiança do início ao fim”; e a Plano Digital com “Estou refugiado”. 

Alê Oliveira

O Prêmio que foi criado em 2002 como Marketing Best Responsabilidade Social, passou a denominar-se Prêmio Marketing Best Sustentabilidade em 2010. A mudança teve como objetivo dar maior abrangência aos projetos inscritos, tendo em vista a questão da sustentabilidade que se tornou essencial em todas as decisões estratégicas de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais na sociedade. 

Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência – que edita o jornal PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing –, falou sobre a importância do prêmio para o mercado da comunicação. 

 

Alê Oliveira

“Essa é uma noite de comemoração, mas também é uma noite de visão sobre a responsabilidade social”, disse. “O Marketing Best Sustentabilidade celebra o marketing do bem”, completou Ferrentini.

Francisco Alberto Madia de Souza, presidente do MadiaMundoMarketing, da Madia Marketing School e da Academia Brasileira de Marketing, em seu discurso, comentou o atual cenário da política brasileira. 

“Eu gostaria de estar entregando esse prêmio ao nosso país, que perdeu a sustentabilidade”, disse. “Mas esperamos, muito em breve, devolver tudo o que perdemos nos últimos anos”, frisou. 

CIDADÃO SUSTENTABILIDADE
Jô Clemente foi a escolhida Cidadã Sustentabilidade deste ano. Há 55 anos Dona Jô se dedica à inclusão social e à busca incessante pela dignidade, que concedeu a milhares de pessoas com deficiência intelectual, através de seu incrível projeto. 

Alê Oliveira

Ela fundou a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) quando tinha 35 anos. A associação começou em um pequeno imóvel e foi motivada pelo seu próprio filho, que foi diagnosticado com Síndrome de Down aos dois anos de idade. Atualmente, a Apae atende quase 500 mil crianças por ano de forma gratuita. 

Na noite desta terça-feira, ela foi representada por Felipe Clemente Santos, diretor-presidente da APAE de São Paulo e neto de Jô Clemente. “Minha avó me disse que esse prêmio, na verdade, não é apenas dela, esse é um prêmio de todas as pessoas que ajudaram a construir esse sonho”, afirmou. 

Além disso, ele comentou sobre a relação que existe entre o marketing e o trabalho que dona Jô fez por toda a sua vida. “Minha vó conseguiu vender a ideia de que as pessoas com Síndrome de Down poderiam estar inseridas na sociedade”, destacou. 

Alê Oliveira

Essa modalidade do prêmio foi criada em 2011. De lá para cá já foram premiados nomes como Fabio Barbosa, à época presidente do Conselho de Administração do Banco Santander do Brasil, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein. 

No ano passado, a vencedora foi Denise Aguiar, diretora do Bradesco e membro do Conselho de Administração, da Mesa Regedora e diretora-adjunta da Fundação Bradesco.