Para o vice-presidente de mídia da agência DPZ&T, Paulo Ilha, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions terá um gostinho especial em 2019. Pela primeira vez o executivo será o representante brasileiro no júri  da categoria de Media. Nesta entrevista, Ilha revela que ainda não teve acesso aos trabalhos, mas que espera julgar cases que misturem tecnologias, utilização de dados e tenham gerado resultados efetivos. Além disso, comenta sobre como a área movimentou a indústria, além das enormes transformações nos últimos anos.

ESTREIA NO JÚRI
Essa será a minha primeira vez como jurado. Já estive outras quatro vezes no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions e minha grande expectativa neste ano é estudar e julgar trabalhos que, sobretudo, misturem tecnologia, utilização de dados, que tenham geração de resultado de uma forma bastante clara e tenham também a criatividade no contexto como um dos fatores principais.

CASES
Ainda não tive acesso às peças. Espero ver trabalhos globais de alto nível que tenham gerado resultados para as marcas e apresentem uma mistura muito bem equilibrada entre utilização de dados, tecnologia e criatividade.

CAMPANHAS
Um bom trabalho de mídia hoje precisa ter um forte embasamento de dados, uma estratégia muito bem construída, geração de resultados importantes para as marcas e uma abordagem que seja criativa para o consumidor final.

EXPECTATIVA
Apesar de ainda não ter visto os trabalhos do Brasil, acredito que temos potencial para crescer (o país conquistou sete Leões na categoria de Media em 2018). Acho que, do ano passado para cá, o país vem utilizando cada vez mais dados e tecnologia. Além disso, as fortes mudanças no mercado brasileiro têm propiciado uma melhoria na qualidade dos trabalhos de mídia.

PROTAGONISMO
A transformação que vivemos hoje é evidentemente enorme. Avalio de uma forma muito positiva, porque a mídia nunca teve tanta possibilidade de exercer um papel maior como protagonista no contexto de comunicação, sobretudo quando ela utiliza ferramentas, tecnologia e dados para embasar as decisões de gestão de comunicação dos anunciantes sem deixar de lado, obviamente, a criatividade que permeia toda a atividade de um profissional de mídia. O potencial nunca foi tão grande e o que vivemos hoje é um momento de transformação no qual o mercado ainda está trabalhando para estar plenamente preparado para este novo desafio; embora eu acredite que a gente sempre atue num modo always beta; construindo e reconstruindo o modelo atual de trabalho.

INSPIRAÇÃO
Sem dúvidas Cannes continua sendo uma fonte de inspiração para o profissional de comunicação. O festival reúne os melhores trabalhos do mundo. Essa visibilidade ajuda todos nós em termos de inspiração e conhecimento para fazer um trabalho cada vez melhor como profissional de comunicação.