O diretor Jeremias Moreira, da Jerê Filmes, está de volta à publicidade. Segundo ele, desde a época em que ingressou na atividade, nos anos 70, os trabalhos publicitários sempre foram alternados com a produção de longas-metragens. No entanto, após a década de 80, o diretor passou a se dedicar exclusivamente à publicidade. “Depois de um longo tempo senti a necessidade de experimentar esse processo numa dramaturgia verdadeira. A oportunidade surgiu em 2002 a convite da TV Cultura SP para dirigir a série juvenil ‘Galera’. Estive envolvido com esse projeto até 2005, mas mesmo assim consegui encaixar a realização de alguns comerciais”, explicou Moreira.

Durante a produção da segunda versão do filme “O menino da porteira” (que foi protagonizado em 1977 por Sérgio Reis e levou mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas), Moreira resolveu se afastar da publicidade. A produção, com lançamento previsto para março, traz o cantor Daniel como protagonista e tem orçamento de R$ 8 milhões, além de apoios de anunciantes como BNDES, Casas Pernambucanas e Sabesp.

“Foi uma realização de grande porte e exigiu muito de mim.. Agora. com o filme finalizado e o lançamento marcado, minha retomada à publicidade é o caminho natural”, disse.

Considerado um dos melhores diretores de filmes com crianças, Moreira já dirigiu mais de 1.500 comerciais – entre eles, filmes para Nestlé, Fanta, Coca-Cola e Sadia – e ganhou Leão de ouro com o filme “Grávida”, da DM9DDB para a Metalúrgica Matarazzo em 1990. “Tenho por princípio respeitar as crianças e tratá-las como pessoas que raciocinam e que têm responsabilidade no trabalho em que estão envolvidas. Elas se sentem valorizadas”. Moreira também está trabalhando na produção de “Capão, a onda de uma comunidade”, documentário sobre as atividades artísticas e sociais da Chapada Diamantina, Bahia.

por Juliana Welling