O livro “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações” chega ao mercado a partir de experiências e pensamentos de 23 profissionais e pesquisadores de empresas e universidades, como Bradesco, Pernod Ricard, Ipsos, Abril, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Organizado por Tarcízio Silva e Max Stabile, fundadores do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), o material tem como objetivo ajudar na formação de analistas e pesquisadores. Segundo os criadores, “reunir apaixonados por monitoramento e pesquisa em uma série de livros permite gerar novas ideias e realizações essenciais para a evolução do conhecimento”, comenta Max Stabile.

Para o projeto ser realizado, a instituição obteve apoio cultural da Stilingue Inteligência Artificial, empresa que vasculha a internet, imprensa e TV, para gerar capacidade em conteúdo e analisar influenciadores para grandes marcas e empresas. Rodrigo Helcer, CEO da empresa, explica que o que chamou sua atenção foi a dedicação, principalmente dos autores, em unir a visão prática do mercado e, ao mesmo tempo, o rigor acadêmico. “É, literalmente, este pensamento que apoiamos em tudo o que fazemos internamente e ao mercado”, diz.

Os organizadores e autores decidiram lançar a obra de modo aberto, que pode ser baixado aqui. Em fevereiro, há previsão da obra impressa ser lançada em quantidade exclusiva.